Saúde promove ação de prevenção ao câncer bucal

dsc_0018
Servidores foram orientados sobre como prevenir-se do câncer bucal (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Para prevenir e alertar sobre os cuidados e a prevenção do câncer bucal, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realiza nesta quinta-feira, 10, e sexta-feira, 11, das 8 às 11 horas, uma atividade de conscientização para os servidores, com atendimento e avaliação bucal e teste de glicemia e pressão arterial.

De acordo com a gerente da Divisão de Saúde Bucal, Beatriz Cortez, em novembro o Ministério da Saúde (MS) preconiza que seja feita uma intensificação das atividades de prevenção e detecção precoce do câncer.

“Neste mês, o MS trabalha ações preventivas de câncer. Porém, levando em consideração os altos índices de câncer da boca, está sendo trabalhado, nessas primeiras semanas de novembro, uma campanha de combate ao câncer bucal para difundir os métodos de prevenção e autoexame da boca. Aqui na Sesacre, a ação é direcionada especialmente aos servidores”, explica a gerente.

Jarita Cândido trabalha há um ano no setor de serviços gerais da Sesacre e conta que, como passa o dia no trabalho, acaba sem tempo para fazer os exames de saúde. “Ter esse atendimento oferecido dentro da secretaria possibilita fazer o acompanhamento regular da saúde, afinal, prevenir-se é bem melhor”, comentou Jarita

Dados do Hospital do Câncer do Acre apontam que em 2015 foram registrados 18 óbitos no estado, decorrentes do câncer bucal.

Câncer bucal

O câncer são tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior.

Fatores de risco

Alguns dos principais fatores de risco são a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e mineral, principalmente em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.