orientação

Saúde orienta policiais penais e familiares de reeducandos sobre protocolos de prevenção ao coronavírus

A orientação aos policiais penais teve o objetivo de informá-los sobre a maneira segura de manusear os materiais que as famílias dos reeducandos mandam para os parentes que estão na unidade. O setor de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) está acompanhando as instituições  que lidam com o público desde início da pandemia de Covid-19.

Profissionais de segurança atendem aos familiares com uma distância segura e em local ventilado Foto: Cedida

Realizada em local aberto e arejado, na última segunda-feira, 6, no polo moveleiro, Distrito Industrial, com a distância segura de uma pessoa para a outra, os profissionais e também os familiares das pessoas privadas de liberdade, foram instruídos sobre os processos de higienização que devem ter ao manusear as encomendas para os reeducandos.

“Para receber os familiares foi montada um estrutura distante do presídio. Nós passamos orientações de higienização para que eles se protejam na hora em que forem pegar as encomendas como a distância entre eles e evitar o contato com a estrutura”, pontuou o fiscal sanitário, Aurílio Fernandes.

Além das usuais medidas de segurança, os agentes seguem as precauções contra o coronavírus Foto: Cedida

Além das estratégias de segurança que os profissionais já adotam, a vigilância contribui para que o cuidado seja voltado também para a saúde. “É questão de conscientizar sobre o material que entra lá, para que não ocorra de o vírus chegar até o presídio”, explicou.

As orientações também foram passadas para os familiares e, segundo Aurílio, foram bem recebidas. “Eles estão preocupados, e entendem que precisam proteger os familiares que estão lá dentro. O pouco de compreensão que tem nesse momento dá uma harmonização no serviço”, destacou.