Qualificação

Saúde oferece curso de auriculoterapia a servidores

Profissionais da área da saúde participaram do encerramento do curso de formação em auriculoterapia. A qualificação é ofertada pelo Ministério da Saúde em parceria com Universidade de Santa Catarina (UFSC) e com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e foi realizada no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac).

A aula prática, realizada na quarta-feira, 12, encerra o curso dividido em cinco módulos, com 80 horas de carga horária, sendo 75 oferecidas à distância e as demais em modo presencial. Dois instrutores da UFSC ministraram as aulas aos 73 profissionais de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá e Feijó.

Aula prática encerra atividades do curso (Foto: cedida)

Em 2018, outros 23 servidores fizeram o curso. A proposta, de acordo com a responsável pela área de Práticas Interativas e Complementares do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (Dape) da Sesacre, Kariny Costa Gonçalves, é ofertar mais um instrumento aos profissionais para ampliar a qualidade do atendimento.

“A ideia é que eles possam incluir esse recurso terapêutico no rol de cuidados com os usuários. É mais um instrumento para oferecer aos nossos pacientes. A qualificação é importante por ampliar nossos conhecimentos”, disse.

Participaram do curso, os profissionais de saúde de nível superior da atenção básica, dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), das equipes de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, do Núcleos de Apoio à Saúde da Família, equipes de Atenção Domiciliar e de saúde fluvial.

Instrutores apresentaram técnicas usados na terapia (Foto: cedida)

A auriculoterapia é uma técnica da medicina alternativa que consiste no estímulo de pontos específicos da orelha com o uso de pequenas sementes coladas à pele com fitas adesivas.

No Sistema Único de Saúde (SUS), a auriculoterapia tem sido usada em atendimentos individuais e coletivos para diversos tipos de problemas de saúde, após avaliação clínica. Usada como tratamento principal também pode ser associada com outras ações terapêuticas.