Saúde oferece capacitação para a descentralização do diagnóstico qualificado da hanseníase

A descentralização do diagnóstico da hanseníase consiste na capacitação dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado para a identificação e acompanhamento dos pacientes com a doença. Atualmente o atendimento e todo o processo está a cargo do serviço de dermatologia estadual.

Assim, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), está realizando oficinas e capacitações para profissionais da saúde do município para dar instrumentos teóricos e práticos de como prosseguir o diagnóstico e tratamento.

Objetivo é capacitar os profissionais da saúde do município para realizarem o diagnóstico qualificado da doença. Foto: Odair Leal/Secom

“Especialistas do Ministério da Saúde estão realizando capacitações sobre o diagnóstico qualificado. Nesse primeiro momento, tivemos a capacitação aqui em Rio Branco e, em março, será realizada em Cruzeiro do Sul e nos demais municípios”, explicou a responsável técnica pela área, Amanda Letícia.

A primeira capacitação foi realizada na quinta-feira, 21, no Memorial dos Autonomistas do Acre, para os profissionais das UBSs de Rio Branco, segundo a responsável técnica, Amanda Letícia.

“O objetivo é capacitar médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde do município de Rio Branco, das unidades previamente selecionadas, para que estejam aptos para o diagnóstico qualificado da hanseníase”, explicou Amanda.

Médicos, enfermeiros e agentes de saúde municipais participaram da capacitação. Foto: Odair Leal/Secom

A realização da capacitação, segundo Amanda, constitui importante ferramenta para o fortalecimento das ações de vigilância e atenção da hanseníase.

“Com vista no manejo e controle da doença, auxiliando os profissionais na organização da rede de atenção à saúde no município de Rio Branco para um atendimento de melhor qualidade no que pesa à gestão”, salientou a técnica Amanda Letícia.

Ainda de acordo com ela, os profissionais serão capacitados para lidarem com “planejamento, monitoramento e avaliação no que se refere ao acolhimento, diagnóstico clínico, tratamento e cura da hanseníase, bem como as orientações de prevenção das incapacidades”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter