Saúde na fronteira é tema de palestra

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) participou na sexta-feira, 10, de uma série de palestras sobre Saúde na Fronteira, organizadas pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), voltadas aos profissionais que pretendem atuar e que já atuam nestas regiões.

Participaram médicos, enfermeiros e outros profissionais e estudantes de várias instituições de ensino superior.

A Coordenadora do Programa Saúde Itinerante, Celene Maia, deu início às palestras com o tema “Uma nova modalidade de cuidado, programa Saúde Itinerante, no estado do Acre”, destacando a sua atuação e importância para essas regiões de difícil acesso, bem como o empenho da Sesacre em garantir assistência adequada para a população.

“O Saúde Itinerante possui espaço para os estudantes que estão cursando ou fazendo residência, então é importante que eles conheçam a atuação e realidade das ações do programa”, enfatiza Celene.

O segundo tenente e médico do 4° batalhão de fronteira, Eduardo Nogueira, contou durante sua palestra as “Experiências na Fronteira”. As dificuldades de acesso e estrutura dessas comunidades, bem como a receptividade dos moradores, que sempre são ansiosos e animados com a chegada das equipes.

“Com as experiências de trabalho nas fronteiras foi que aprendi o verdadeiro significado da palavra gratidão”, explica Nogueira.

Professor do curso de Medicina da Ufac, Pablo Rodrigo de Andrade, conta que o painel de palestra foi montado com o objetivo de gerar discussões e estudos dentro da academia, trazendo uma problemática de como está a saúde na fronteira.

“Os atendimentos nas fronteiras são realizados em parceria com o Estado e municípios, para que possa ser avaliada a real necessidade da comunidade. É extremante importante que os estudantes enxerguem essa integralidade do sistema de saúde”, destacou o professor.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter