Saúde leva atendimentos a crianças com suspeita de Transtorno Espectro Autista

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza nesta sexta-feira, 4,  e sábado, 5, mais uma ação do Saúde Itinerante Especializado, voltado a pessoa com deficiência intelectual, com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os atendimentos estão ocorrendo na Escola Professor Messias Rodrigues de Souza, em Sena Madureira atendendo crianças do município e regiões adjacentes.

A previsão é de atender 700 crianças nesses dois dias de ação. Foto: Cedida

A equipe multidisciplinar empenhada na ação, conta com pediatra, neuropediatra, geneticista especialista em saúde da família, neuropsicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, enfermeiro e assistente social. A previsão é atender 700 crianças com suspeita ou encaminhamento para neuropediatra e conclusão de diagnósticos.

Segundo a coordenadora do programa no Acre Rosimary Ruiz, o objetivo é reduzir a fila de espera e garantir assistência em saúde, alcançado todos os municípios do estado.

“Nos levamos esse atendimento especializado onde o paciente está, evitando que a família tenha que se deslocar para Rio Branco, afim de conseguir diagnóstico, muitas vezes tirando recurso de onde não tem. Já alcançamos 10 dos 22 municípios acreanos levando atendimentos há mais de 9 mil pacientes”, destacou Rosimary.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter