Saúde lança programação do Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama

Com o slogan “Você sempre cuida de tudo, só não pode esquecer de se cuidar”, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), lançou oficialmente na manhã desta sexta-feira, dia 9, a campanha do Outubro Rosa de 2020. A abertura contou com a presença do secretário da pasta, Alysson Bestene, e reuniu diversas servidoras no hall de entrada da sede.

Abertura oficial da campanha Outubro Rosa pela Secretaria de Estado de Saúde ocorreu na manhã desta sexta, 9 Foto Odair Leal/Secom

A ação busca conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Mesmo com a pandemia da Covid-19, as unidades de saúde continuaram com o atendimento e a oferta de tratamento adequado às pacientes.

“Que todos os dias sejam rosa, não apenas os de outubro. Quem já passou por essa situação na família, sabe que essa rede de apoio no cuidado é fundamental. Quanto mais cedo tratar, mais chance de curar. Por isso, a campanha de conscientização às mulheres sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama é tão importante. Tenho certeza de que vamos conseguir atingir um público ainda maior com as ações do Outubro Rosa, que conta com a parceria de diversas instituições. Mesmo diante das limitações que a pandemia nos trouxe, não deixamos de cumprir com nosso papel de atender e ofertar tratamento adequado às pacientes, uma prioridade do governador Gladson Cameli que está sempre investindo na saúde”, destaca Bestene.

Servidora aderindo à campanha do Outubro Rosa Foto Odair Leal/Secom

Ao longo de todo o mês serão oferecidos diversos serviços de saúde à mulher como exames preventivo do câncer de colo do útero (PCCU) e de mamografia, realizados no Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon). Os atendimentos serão agendados como medida de prevenção ao coronavírus. A programação contará, ainda, com palestras educativas sobre o câncer de colo de útero e mama, rodas de conversas e atividades que serão realizadas na Delegacia da Mulher.

Além da Sesacre, outas unidades de saúde também realizaram atividades em referência ao Outubro Rosa, a exemplo da UPA da Sobral. Com música ao vivo, entrega de lacinhos cor-de-rosa e brindes em alusão à campanha, a diretora da unidade, Michela Lemos, reforçou o apoio ao combate à doença e aproveitou o momento de divulgação para incentivar os médicos e comunidade local a participarem dessa luta.

“Mesmo fazendo parte da rede de atenção às urgências, não podemos deixar de informar, alertar e orientar a população sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, ainda que essa paciente recorra à unidade em busca de outros atendimentos. Fizemos uma reunião com os médicos e durante todo o mês eles estarão orientando a realização do autoexame das mamas e indicando onde é feita a mamografia. Por isso a campanha é tão importante, uma vez que incentiva as mulheres, em especial, a conhecerem seu corpo para estarem atentas a qualquer mudança”, defende Lemos.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta atenção integral à prevenção e ao tratamento do câncer de mama. O controle passa pelo diagnóstico precoce na Atenção Primária à Saúde e pelo rastreio mamográfico.

É recomendado que mulheres sem sintomas ou sinais de doença com idade entre 50 a 69 anos façam o exame a cada dois anos. Ao ser atendida na Unidade Básica de Saúde (UBS), independentemente do motivo da procura, toda mulher nessa faixa etária será abordada para realização da mamografia.

As estatísticas mostram que, mesmo em menor grau, há um número considerável de homens que também são acometidos de câncer de mama. No Acre, o trabalho do Cecon tem o respaldo também do Governo Federal por meio do Ministério da Cidadania.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter