Saúde já realizou cerca de 500 cirurgias de laqueadura em Senador Guiomard

A transferência das cirurgias diminui o tempo de espera dos pacientes (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Transferência das cirurgias diminui o tempo de espera das pacientes (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Uma equipe médica do Hospital das Clínicas de Rio Branco (HC), coordenada pelo especialista em ginecologia obstetrícia Paulo Sérgio Favini, realizou na sexta-feira, 2, mais um mutirão de cirurgias de laqueadura, no Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard.

Cerca de 500 procedimentos nessa modalidade já foram realizados na unidade hospitalar do município, que conta com estrutura apta a realizar cirurgia, sendo utilizada como uma extensão do HC, contribuindo para atender de forma mais rápida as demandas de cirurgias.

De acordo com Favini, foram realizadas cinco cirurgias de laqueadura em pacientes que participam do planejamento familiar, no qual são explicadas as várias maneiras de prevenir uma gravidez.

“Há 10 anos trabalho no hospital de Senador Guiomard. É um grande hospital, e está sendo bem utilizado para a realização dos procedimentos cirúrgicos, ajudando a desafogar a demanda reprimida de pacientes do HC”, destaca Favini.

A transferência também beneficia pacientes de outras cidades, como Bujari, Capixaba, Xapuri, Plácido de Castro e Rio Branco.

Planejamento familiar é essencial para a realização do procedimento

De acordo com a lei, o procedimento da laqueadura só é permitido em mulheres que tenham no mínimo dois filhos e idade mínima de 24 anos.

Ivonete Cripaldi, de 36 anos, mãe de dois filhos, conta que desde 2012 iniciou o planejamento familiar na Policlínica Joseh Alexandre, no Tucumã, para fazer o procedimento, mas acabou adiando várias vezes a cirurgia, na espera de que o marido fizesse vasectomia.

Equipe médica do Hospital das Clínicas realiza mutirão no Hospital Ary Rodrigues (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Equipe médica do Hospital das Clínicas realiza mutirão no Hospital Ary Rodrigues (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

“Me ligaram várias vezes do HC perguntando se eu queria fazer a cirurgia, então decidi não esperar mais. Foram bem rápidos o agendamento e os exames pré-operatórios, e estou confiante de que vai ocorrer tudo bem”, afirmou Ivonete.

Priscila Natacha Conceição, de 25 anos, fez o planejamento familiar e decidiu, após o nascimento do terceiro filho, fazer a cirurgia. “Comecei a tomar o anticoncepcional depois do meu último filho e agendei o procedimento, que vai garantir que eu não possa mais engravidar nem precise tomar pílula”, disse a paciente.

Os médicos ressaltam que a cirurgia de laqueadura é importante para o planejamento familiar, mas frisam que é fundamental o uso de preservativos durante as relações sexuais para prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Aids.

Leia também: Mutirão de cirurgias realiza cerca de 50 procedimentos em Senador Guiomard

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter