Saúde Itinerante chega a Vila Caquetá neste fim de semana

“Curar quando possível, aliviar quando necessário, consolar sempre”. A frase do filósofo grego Hipócrates, considerado o pai da medicina, é bastante conhecida e retrata muito bem o programa Saúde Itinerante, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que vem salvando vidas e garantindo assistência médica a comunidades longínquas do Acre.

O programa se tornou política pública no Estado por ser uma importante ferramenta de acesso e garantias de serviços essenciais a comunidades carentes, possibilitando atendimento em áreas rurais e ribeirinhas com a ida de especialistas e toda a estrutura para a realização de consultas e exames simples e de média complexidades.

Somente no primeiro quadrimestre de 2018, a equipe que compõe o programa já atendeu cerca de 12 mil pessoas com consultas médicas, exames e entrega de medicamentos em Xapuri, Epitaciolândia, Sena Madureira e Tarauacá. Idealizado pelo então senador e médico Tião Viana, há 18 anos, o Saúde Itinerante já contabiliza mais de meio milhão de atendimentos nos 22 municípios que percorreu.

Na última sexta-feira, 1, a equipe esteve no presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, prestando atendimento médico, exames laboratoriais e realizando testes rápidos com a população privada de liberdade.

Próxima parada

Dando continuidade às ações, nos dias 8 e 9 (sexta e sábado), o Saúde Itinerante estaciona na Vila Caquetá, em Porto Acre.

Lá, a comunidade terá à disposição ginecologista, pediatra, clínico-geral, assistente social e outros especialistas, além da oferta de exames de apoio e diagnóstico como eletrocardiograma, Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU), exames laboratoriais e ultrassonografias. Ao todo, 14 profissionais, sendo oito médicos, participam da ação.

Os atendimentos, a serem realizados na Escola Estadual Rural de Ensino Fundamental e Médio União e Progresso, na vila, terão início na tarde de sexta, 8, a partir das 14 horas, e continuam no sábado, das 8 às 17 horas.

A direção do Saúde Itinerante orienta as pessoas que vão procurar atendimento que estejam portando os seguintes documentos: RG, CPF, Cartão SUS e Carteira de Vacina das crianças e exames já existentes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter