Saúde investe em ações para melhoria do atendimento às crianças do Estado

Legenda: O atendimento antes e depois do nascimento é um dos direitos da criança (Foto: Arquivo Sesacre)
O atendimento antes e depois do nascimento é um dos direitos da criança (Foto: Arquivo Sesacre)

O Dia da Infância, comemorado em 24 de agosto, tem como finalidade promover uma reflexão sobre as condições de vida das crianças em todo o mundo.

Um dos princípios básicos constantes na Declaração dos Direitos das Crianças, aprovada em novembro de 1959, diz que todas elas têm direito ao atendimento médico antes e depois do nascimento.

Para garantir o cumprimento desse princípio, o governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), investe em ações voltadas para a saúde da criança, visando a qualificação de médicos, pediatras, enfermeiros e demais profissionais que atuam em unidades de saúde, cuidando de recém-nascidos e crianças.

Segundo Priscylla Aguiar, da Divisão de Saúde da Criança da Sesacre, a atenção à Saúde da Criança tem como objetivo criar condições para que elas tenham um atendimento integrado com a prioridade para os grupos de risco, por meio de aumento de cobertura e melhoria da qualidade do atendimento, buscando a diminuição da morbimortalidade infantil.

“As ações voltadas para a saúde da criança envolvem desde o acompanhamento pré-natal, durante a gravidez, passando pelo nascimento, quando o recém-nascido é submetido à triagem neonatal para detectar doenças congênitas e hereditárias, acompanhamento dos bebês com baixo peso, incentivo ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, campanhas de vacinação, tudo para garantir que as crianças tenham seu direito à saúde garantido”, explicou Priscylla.

Primeira Infância Acreana

Implantar um novo modelo de atenção integral ao desenvolvimento da primeira infância no Acre é a proposta do Programa da Primeira Infância Acreana (PIA), que deve se iniciar em outubro em Rio Branco, inicialmente.

“Esse projeto tem como prioridades a sensibilização, qualificação e apoio aos profissionais da equipe de Saúde da Família, quanto ao cuidado da população infantil e de gestantes, além de promover a utilização completa da Caderneta da Saúde da Criança”, finalizou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter