Saúde intensifica campanha para o banco de leite da Maternidade Barbara Heliodora

O leite humano é capaz de reduzir em até 13% as mortes evitáveis em crianças menores de 5 anos de idade, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, os bancos de leite humano (BLH) se tornaram indispensáveis para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

A estratégia visa oferecer orientação e apoio à amamentação, além de coletar, processar, armazenar e distribuir leite humano a bebês prematuros e de baixo peso. O BLH da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, é o banco-referência no Acre.

Banco de leite humano da Maternidade Bárbara Heliodora é o banco de leite de referência do Estado. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Com baixo estoque, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), intensifica a campanha para sensibilizar e mobilizar a população para a doação. Este ano, a ação vem com o tema “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho – doe leite materno”.

Encontro entre doadora de leite humano e receptoras. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Jamyely Bandeira é mãe de um bebê de 9 meses e, há pelo menos oito meses, doa leite humano. “Não dói, não falta para o nosso bebê, inclusive, depois que comecei a doar, minha produção de leite aumentou. É um orgulho para mim poder doar esse leite para as mamães e para os bebês que necessitam”, declarou.

“Meu bebê é prematuro e por isso tive muita dificuldade em amamentar. O fato de vê-lo daquele tamanho me deixava angustiada. Quando a médica disse que tinha uma doadora que poderia fornecer o leite para o meu bebê, foi muito gratificante. Foi de Deus a moça poder doar e manter o meu filho saudável”, expressou a puérpera Katia Vanessa Mendes.

“É um orgulho para mim poder doar”, declarou Jamyely Bandeira. Foto: Marcos Vicentti/Secom

De acordo com a coordenadora do BLH da Maternidade Barbara Heliodora, Ingrid Taveira, cada litro doado pode atender até dez recém-nascidos. “A mãe que tiver interesse deve entrar em contato com o banco de leite da maternidade, ou com os postos de coleta da Urap Augusto Hidalgo de Lima ou do Hospital Santa Juliana”, informou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter