Saúde estadual busca ampliar equoterapia a pacientes em Rio Branco

A equoterapia oferta benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais aos pacientes (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
A equoterapia oferta benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais aos pacientes (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Em busca de ampliar o acesso de paciente à equoterapia, o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, a convite do deputado estadual Daniel Zen, visitou um centro especializado na tarde de quinta-feira, 5.

Com a implementação de novas políticas públicas de saúde, a ideia é formar uma parceria entre a Sesacre e o centro de equoterapia, para beneficiar e ampliar os atendimentos a população que necessita desse tipo de tratamento.

“Viemos conhecer de perto o trabalho desenvolvido com o acompanhamento de profissionais disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, além, é claro, de voluntários que realizam, em média, atendimentos de 15 a 25 pessoas. Para conseguir beneficiar um número maior de pacientes e buscar realizar atendimento diário, a Sesacre está tentando firma uma parceria”, informou Melo.

A ideia é formar uma parceria entre a Sesacre e o centro de equoterapia (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
A ideia é formar uma parceria entre a Sesacre e o centro de equoterapia (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Segundo Shirlei Lessa, coordenadora do centro, a equoterapia pode ser utilizada como recurso terapêutico na fisioterapia, pois alcança inúmeros benefícios posturais.

“O caminhar do cavalo provoca uma série de reações no corpo do paciente, fazendo com que ele esteja sempre em busca do seu próprio equilíbrio”, ressaltou Shirlei.

Benefícios da equoterapia

A prática da equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiência físicas ou mentais, ou com necessidades especiais, e é indicada para os seguintes quadros clínicos:

• Doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico-metabólicas.
• Sequelas de traumas (acidentes).
• Doenças mentais, e distúrbios psicológicos e comportamentais.
• Distúrbios de aprendizagem e linguagem.