Saúde esclarece como população pode evitar o vírus da dengue

O governo do Estado está preocupado com o aumento dos números de casos registrados de dengue tanto na capital quanto no interior do Estado. Em Rio Branco, segundo a coordenadora de Vigilância Ambiental e Controle de Endemias da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Sônia Queiroz, todos os bairros apresentaram elevação no número de casos.

Aos primeiros sintomas, população deve procurar os postos de saúde para atendimento

Por isso, a Sesacre, orienta a população no que diz respeito aos procedimentos para se evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, que transmite tanto o vírus da dengue quanto também o vírus da zika e da chikungunya. “O mosquito é o vetor de todas essas doenças”, explica a coordenadora.

Há um conjunto de medidas (a maioria simples), que pode ser adotado e que evita a proliferação da doença. Entre elas manter tonéis, caixas d’água e barris bem tampados, lavar semanalmente tanques que armazenam água, remover galhos e folhas de calhas, além de não deixar acumular água em lajes.

“Também trocar água dos vasos de plantas, fechar bem os sacos de lixo, manter garrafas e latinhas sempre de cabeça para baixo, acomodar pneus sempre em lugares cobertos, fazer a manutenção das piscinas e tampar os ralos ajuda a evitar que o mosquito se prolifere”, destaca a coordenadora.

Outra ação fundamental que ajuda no combate ao mosquito é telar a casa. “Sabemos que o mosquito tem predileção por voos de manhã e no fim da tarde, então, o uso de barreiras mecânicas são medidas que podem e devem ser adotadas pelas pessoas no dia a dia”, disse.

Entre os sintomas causados pela doença estão febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Por isso, de acordo com a coordenadora, é importante que ao perceber esses sinais no corpo, a pessoa procure rapidamente um posto de saúde para realizar os procedimentos clínicos necessários.

 

Como se manifesta cada sintoma das doenças transmitidas pelo aedes aegypti

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter