Saúde e Nutrição: vida saudável começa com uma boa alimentação

(Foto: Angela Peres/Secom)
Boa alimentação garante vida saudável (Foto: Angela Peres/Secom)

Hoje, 31 de março, comemora-se o Dia da Saúde e Nutrição. A data tem como objetivo conscientizar a população para a importância de ter hábitos mais saudáveis. Por isso, pequenas atitudes como a prática de exercícios físicos, uma alimentação balanceada e uma boa noite de sono são ações que resultam em uma melhor qualidade de vida. Porém, com a correria do dia a dia, nem sempre é possível manter uma vida saudável.

A busca por algo rápido e prático na hora de se alimentar faz com que muitas pessoas consumam alimentos ricos em açúcares, sódio e gorduras saturadas. E esse consumo diário, aliado à falta de atividade física, dá origem a várias doenças, como hipertensão, diabetes, infartos e obesidade, por exemplo.

Dados do Ministério da Saúde (MS), coletados pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), apontam que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso. Desses, 17,5% são obesos. O levantamento mostra ainda que a proporção de obesos entre homens e mulheres é a mesma: 17,5%. Já em relação ao excesso de peso, os homens ocupam uma posição mais significativa, com 54,7%, contra 47,4%.

Segundo a nutricionista da Divisão de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) Kathyanny Costa, a vida corrida e o sedentarismo são fatores que têm levado as pessoas a estar acima do peso. “Hoje em dia, as pessoas não têm mais tempo para sentar-se à mesa e fazer suas refeições nos horários corretos. Muitos procuram algo mais prático, como os fast-foods. E a população tem mais acesso a esse tipo de alimento, ainda associado ao sedentarismo, o que aumenta os riscos à saúde”, ressalta.

A nutricionista aconselha que as pessoas procurem adotar hábitos mais saudáveis para ter uma melhor qualidade de vida. “A receita é hidratar o corpo, fazer ao menos cinco refeições equilibradas e ter uma reeducação alimentar. É consumir menos alimentos processados e mais naturais. Tudo isso aliado a uma atividade física, sem se esquecer dos momentos de lazer”, finaliza.