Telessaúde

Saúde do Acre promove palestra sobre acessibilidade da pessoa com deficiência visual

O Telessaúde é um sistema que fornece serviços de saúde a distância, por meio das tecnologias da informação e comunicação. Com esse intuito, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Núcleo de Telessaúde do Acre, realizou nesta quarta-feira, 21, a webpalestra com o tema: Acessibilidade da Pessoa com Deficiência Visual no Âmbito da Saúde, com transmissão no YouTube. Foram coletadas informações com pessoas com deficiência visual, sobre as dificuldades enfrentadas nas unidades municipais de saúde e nos hospitais.

Participaram do evento os palestrantes: Mateus Henrique Rocha, fisioterapeuta, coordenador do Núcleo de Pessoa com Deficiência da Sesacre; Girlane B. Vilela, pedagoga; Caroline Oliveira, coordenadora de campo do Telessaúde; e Raimundo Nonato Lima, graduado em Língua Portuguesa e Literatura, Pedagogia, e pós-graduado em Educação Especial e Inclusiva.

Girlane, Carolina e Raimundo foram os três palestrantes neste evento. Foto: cedida

De acordo com Raimundo Nonato Lima, toda desvantagem de acessibilidade pode consideravelmente ser suavizada se, na educação, na reabilitação e na formação profissional, forem proporcionados meios e condições necessárias para o acesso à aprendizagem.

“Temos que eliminar as barreiras que dificultam o acesso à aprendizagem, com o uso de metodologias e recursos adequados para que a pessoa com deficiência seja participante ativa de toda a ação educativa”, afirmou.

Telessaúde nos 22 municípios

Os 22 municípios do estado contam com profissionais aptos a utilizarem as ferramentas de teleconsultoria e tele-educação, sendo que 17 deles também têm disponibilizada a Oferta Nacional de Telediagnóstico, com exames de eletrocardiograma e seis com a teledermatologia.

Além disso, todos os municípios foram informados do acesso à teleconsultoria síncrona pelo número 0800 644 6543, com profissionais do Núcleo Rio Grande do Sul.