Saúde define ações para o Setembro Amarelo

Reunião define últimos detalhes da programação do Setembro Amarelo (Foto: Júnior Aguiar)

Representantes do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dape) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), se reuniram na tarde desta segunda-feira, 4, com representantes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Rio Branco, Policlínica Tucumã, leitos de saúde mental e Núcleo de Prevenção ao Suicídio do Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco (Huerb) e Centro de Atendimento Psicossocial (Caps AD). Também participaram da reunião representantes do gabinete da Vice-Governadora, Nazareth Araújo.

O motivo do encontro foi discutir as ações a serem desenvolvidas durante o mês de setembro, dedicado à prevenção e conscientização sobre o suicídio. A data 10 de setembro foi escolhida como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

“Segundo levantamento feito pela equipe que está atuando na criação do Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio, há uma grande necessidade de promover a conscientização dos profissionais de saúde em como agir em casos de tentativa de suicídio nas unidades de saúde. Então, o foco do setembro amarelo, além das ações de prevenção ao público em geral, será com quem atende esses casos dentro das unidades”, afirmou João Paulo Silva, gerente do Dape.

A equipe do Núcleo de Prevenção ao Suicídio do Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco (Huerb), formada por psicólogos, psiquiatras e outros profissionais, atua identificando os pacientes que dão entrada no hospital por tentativa de suicídio e oferecendo apoio e acompanhamento psicológico.

Segundo Andréia Vilas Boas, coordenadora do serviço, a procura pelo núcleo tem aumentado nos últimos meses, bem como o número de entradas no Huerb em decorrência da tentativa de suicídio.

“Estamos nos esforçando para terminar o plano o mais rápido possível para assim podermos oferecer à população um melhor atendimento e ampliar esse trabalho de prevenção que já é desenvolvido no Huerb”.

O Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio visa a sistematização e organização do fluxo de atenção e cuidado à saúde do paciente em risco para identificar sintomas, oferecer tratamento e acompanhar, além de prevenir e minimizar a evolução dos quadros que possam levar ao ato.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter