Saúde cria documento de recomendações de prevenção à Covid-19 nos municípios 

O documento em sua primeira versão tem o objetivo de auxiliar os municípios nos procedimentos relacionados à Covid-19, na Atenção Primária. As orientações ocorrem dentro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para agentes comunitários, saúde do idoso, mulher, criança, adolescente, indígenas e prisional.

As orientações são para que os municípios se previnam e saibam como proceder diante de um caso suspeito do coronavírus Foto: Odair Leal/Secom

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (Dape), elaborou nesta segunda-feira, 23, o primeiro documento norteador com orientações técnicas para que os municípios se previnam do coronavírus, no âmbito da Atenção Primária.

“Nós do Dape elaboramos esse documento com o intuito de auxiliar e fortalecer as ações da Atenção Básica dos municípios que necessitam de orientação para realizar as ações com segurança, tendo em vista o momento o qual estamos passando”, explicou o chefe do Dape, Luiz Marinho.

O momento é de cuidado redobrado e isolamento social para que o vírus não se espalhe, por isso a preocupação da equipe em dar suporte técnico aos municípios. O período, segundo Luiz, é de adaptação, esforço e melhorias.

“Vários outros projetos estão em andamento com parcerias diversas e em breve estarão à disposição de todas a população. Estamos trabalhando para ajudar a todos”, pontuou o chefe do Dape, Luiz Marinho.

O documento enviado aos municípios leva informações de como identificar um caso suspeito, de como notificar o caso, materiais necessários para prevenção controle e combate, transporte específico, orientação sobre visita domiciliar e isolamento.

 

Baixe o arquivo com as orientações:

Link para ORIENTAÇÕES DAPE CORONA

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter