Saúde comemora destinação de R$ 5 milhões em emenda parlamentar para realização de cirurgias a pacientes do SUS

Representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e do Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, realizaram na manhã desta quinta-feira, 17, uma cerimônia em agradecimento ao senador Márcio Bittar, pela destinação de R$ 5 milhões em emendas parlamentares a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos.

A cerimônia se deu no auditório do Hospital Santa Juliana, em Rio Branco. Foto: Odair Leal/Secom

A cerimônia foi realizada no auditório do hospital e contou com a presença da secretária adjunta de Saúde, Adriana Lobão; da secretária executiva, Muana Araújo; do administrador do hospital, Marcos Paulo; da diretora-geral do Hospital Esperança, Raquel Chitala; do reitor do centro universitário UniNorte, Ricardo Leite; além do homenageado, entre outras personalidades.

“Trago os cumprimentos do governador Gladson Cameli e da secretaria Paula Mariano, que não puderam estar presentes ao evento, e o agradecimento ao senador pelo olhar diferenciado que tem dado à Saúde do Acre. Esses cinco milhões correspondem a apenas uma das emendas que já recebemos do parlamentar, e vem em boa hora para desafogar as filas de espera para cirurgias eletivas e aumentar a capacidade de atendimento da nossa população”, disse Muana Araújo.

Muana Araújo esteve presente representando a secretária de Saúde, Paula Mariano. Foto:Odaiel Leal/Secom

Por meio de convênio com o Estado, 80% dos atendimentos do hospital são destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde. Entre as diversas especialidades oferecidas estão cirurgias gerais, ginecológicas, ortopédicas, cardíacas de alta complexidade e de proctologia. A unidade também dispõe de atendimentos a pacientes de clínica médica e obstétrica, além de possuir habilitação para atendimentos em UTI adulto e UTI neonatal.

“Lamento não poder fazer mais, pois sei que é o recurso mais bem empenhado que eu, como parlamentar, posso direcionar. Também sei que não resolverá todos os problemas da Saúde, mas com certeza vamos reduzir o tempo de espera de muitos pacientes que aguardam por uma cirurgia. Fico feliz em poder colaborar com o estado, principalmente em causas tão nobres”, declarou o senador Bittar.

O recurso destinado pelo senador será investido na realização de cirurgias eletivas. Foto: Odair Leal /Secom

Segundo o administrador do Santa Juliana, Marcos Paulo, o hospital está em fase de tratativas com a Sesacre, para definir quais serão as prioridades de atendimento e, em um prazo máximo de 30 dias, deve ser ampliado o número de vagas para a realização das cirurgias.

“Devemos definir as estratégias de atendimento o mais breve possível. Agradeço ao senador, que tem fortalecido essa parceria com o governo do Estado e que nos permite contribuir para melhorar a qualidade de vida dos acreanos”, afirmou o administrador.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter