Saúde avança com mais de 61 mil atendimentos odontológicos no Acre

O Serviço de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) já realizou, em 2019, mais de 61 mil atendimentos dentro de suas 33 unidades, onde atuam 95 cirurgiões-dentistas.

Como garantir o acesso à saúde é uma das prioridades do Governo do Acre, para avançar cada no atendimento à população acreana um novo olhar sobre os serviços foi lançado. Um exemplo dessa melhoria é o aumento progressivo no número de atendimentos odontológicos no estado.

Mais de 1,9 mil procedimentos foram realizados este ano em ações como mutirões e itinerantes, diminuindo o tempo de espera da população Foto: cedida

“O Serviço de Saúde Bucal da Sesacre contempla os tratamentos, desde a prevenção à recuperação, nas mais diversas especialidades, a todo cidadão acreano usuário do Sistema Único de Saúde”, explica o coordenador da Divisão de Odontologia da Sesacre, João leite.

Mais de 1,9 mil procedimentos foram realizados este ano em ações como mutirões e itinerantes, diminuindo o tempo de espera da população. As localidades em que ocorreram as ações foram Manoel Urbano, Tarauacá, Assis Brasil, Projeto Cidadão na Cidade do Povo, Projeto Cidadão na Escola Lourival Pinho, presídio Francisco de Oliveira Conde e presídio de Senador Guiomard.

Dentre os tratamentos disponíveis e ofertados pela Sesacre estão restaurações, exodontias, profilaxias, periodontia, endodontia, atendimento a portadores de necessidades especiais, paciente imunodeprimidos, diagnóstico bucal com ênfase na detecção do câncer de boca, ortodontia, odontopediatria, prótese total, pacientes com fissuras lábio-palatal, cirurgia buco-maxilo-facial e atendimentos de urgência e emergência.

Avanços

“Nossa equipe aceitou o convite do então secretário Alysson Bestene para melhorar a situação da odontologia de nosso Estado, que regrediu durante 20 anos. Hoje, com capacitações permanentes dos servidores, melhorias estruturais, instrumentais adequados e qualidade dos insumos, trabalho este continuado pela secretária Mônica Kanaan, conseguimos aumentar de forma significativa e qualitativa os atendimentos em nossas unidades”, acrescenta João leite.

Dentre os desafios da nova gestão estão à criação de três Centros de Especialidades Odontológicas, um em cada regional do Acre, e a aquisição de um ônibus odontológico para ampliar e levar o atendimento especializado às pessoas mais desassistidas. A meta inclui novas unidades de atendimento na UPA Cidade do Povo e na maternidade Bárbara Heliodora.

“Cuidar da saúde bucal é cuidar da saúde geral. Infecções bucais podem atingir outros órgãos do corpo e resultarem em grandes complicações. Muitas doenças orais começam de forma silenciosa e só apresentam sinais quando o quadro já está evoluído”, conclui João Leite.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter