organização

Saúde alinha ações para ampliação dos cuidados de adolescentes em conflito com a lei

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (Pnaisari), tem como objetivo garantir e ampliar o acesso aos cuidados desses adolescente. Assim, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre, por meio do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (Dape), esteve reunida com a promotora Vanessa Muniz e a responsável da política, no município,  Maria Dilziane. 

Dape e promotora Vanessa Muniz e a responsável pela Pnaisari, Maria Dilziane estiveram reunidos para alinharem ações Foto: Cedida

A reunião teve como objetivo a apresentação do fluxograma elaborado entre Sesacre, Saúde do município e poder judiciário, para realização de atendimento e encaminhamento do interno para os postos de atenção de baixa, média e alta complexidade. 

“O município tem quatro centros socioeducativos e habilitados nesta política. Apresentamos um fluxograma feito em conjunto com Samu, Dape e outros segmentos”, explicou o chefe do Dape, Luiz Marinho. 

Ainda, segundo Luiz, foi debatida a possibilidade de assistencialismo na área psiquiátrica, mesmo dependendo de entidades maiores. 

“Além disso teve outros pontos como o assistencialismo psiquiátrico, também, fazer esse cruzamento do interno com a média e alta complexidade e ficou traçado de tomarmos algumas ações e acrescentar ao fluxograma”, finalizou.