Sansão Pereira: o eterno poeta das telas

A noite desta quinta-feira, 11, ficou mais nostálgica para o Brasil e para o mundo. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro o artista plástico Sansão Pereira. Ele estava internado havia dias no Hospital Marcílio Dias, devido a um tumor no pulmão. Com 95 anos de idade, o “Poeta das Telas”, como era considerado por muitos, deixou o registro de seu grande talento, de uma infindável paixão pela arte, e, assim como suas obras, será eterno.

Nascido no Seringal Capatará, em Xapuri, o artista plástico Sansão Campos Pereira pode ser considerado o orgulho do Acre. Sansão foi responsável por pintar a obra sacra “Gênesis – e Deus Fez a Luz”, que está exposta na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Rio Branco. Além disso, tem obras expostas na Assembleia Legislativa do Acre, Palácio do Governo, Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça, entre outros órgãos.

Painel Gênesis “O Acre pode se orgulhar de ter as duas maiores obras sacras em existência no mundo”, Sansão Pereira (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Painel Gênesis: “O Acre pode se orgulhar de ter as duas maiores obras sacras em existência no mundo”. Sansão Pereira (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Ainda jovem, vendeu parte das terras que tinha para poder realizar o sonho de estudar engenharia elétrica na Califórnia, em 1951. Já formado, após desenvolver grandes projetos em usinas do país, Sansão construiu a primeira usina de luz do estado: a Eletroacre.

O gosto pela arte o levou a estudar pintura na Espanha, França e Estados Unidos. O talento de Sansão foi reconhecido por todo o mundo. Ele realizou exposições na Alemanha, Argentina, Canadá, Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, México, Paraguai, Portugal e Uruguai.

O autor foi responsável por mais de 30 mil obras de arte, e seu trabalho pode ser encontrado em aeroportos, igrejas, pinacotecas, museus e coleções particulares. Em mais de 60 anos de carreira, Sansão recebeu medalhas e menções honrosas, tornando-se um dos artistas mais premiados no panorama da arte internacional.

Governador emite nota de pesar pelo falecimento de Sansão Pereira

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter