Saneamento integrado: investimentos ampliam sistemas de água, esgoto e pavimentação no interior do estado

Nesta semana, a terceira matéria sobre saneamento no Acre destaca o investimentos em infraestrutura urbana e saneamento básico no interior do Acre.

A série tem como objetivo destacar o esforço da gestão Gladson Camelli para dar continuidade aos projetos em execução e viabilizar novas ações para garantir o acesso à água tratada e esgotamento sanitário para todas as pessoas.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Acre está estimada em 869.265 habitantes. O crescimento populacional tem sido maior que a média nacional, que é em torno de 0,82%. Entre os anos de 2017 e 2018, a população do Acre cresceu 4,8%.

O crescimento populacional acelerado somado às dificuldades financeiras ainda a serem administradas, só aumenta o desafio de planejar e executar ações que possam garantir a essa população o acesso a serviços de infraestrutura e saneamento básico.

Mesmo com todas as adversidades, o governo Gladson Cameli, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) reuniu os recursos necessários para a conclusão das obras em andamento  e realização de novos projetos para levar  infraestrutura urbana  e saneamento básico ao maior número de pessoas, na capital e também no interior do estado.

“Quando assumimos a gestão em 2019, vários projetos estavam em andamento, mas muitos com problemas. Não podíamos nos dar ao luxo de desperdiçar o dinheiro público já investido. Então, resolvidas todas as pendências, decidimos dar continuidade ao que era possível e pensar novas estratégias para continuar ampliando a oferta de serviços do Depasa à população”, lembra o diretor-presidente do Depasa, Zenil Chaves.

Obras de infraestrutura urbana e implantação de rede de água na Vila Campinas Foto: Assessoria/Depasa

Os convênios firmados com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa)  viabilizaram obras de drenagem e manejo ambiental para o controle de malária em Plácido de Castro e Rodrigues Alves, investimentos no sistema de abastecimento de água em Sena Madureira, Manoel Urbano. Brasileia, Vila Campinas, Acrelândia, Porto Acre, Vila do V, Assis Brasil, Santa Rosa, Feijó, Jordão e Xapuri, além de implantação do sistema de esgotamento sanitário em parte de Tarauacá e Vila Corcovado.

Moradora da Vila Campinas há quatro anos, Angelita de Moura aguarda com expectativa a conclusão dos projetos em execução no município. “São obras que quando forem concluídas vão, sim, melhorar muito a vida da gente aqui. Não só com abastecimento de água, mas também melhorias no sistema de esgoto e das condições das ruas”, disse.

Por meio dos convênios, os valores a serem investidos somam R$39.055.757,27. Desse total R$ 12.716.669,86 já foram executados, restando para execução na gestão atual 26.339.087,41.

Para o diretor-presidente do Depasa, Zenil Chaves, os investimentos significam avanço significativo “não só em sistemas de água como em esgotamento sanitário e pavimentação”, disse Zenil Chaves ao destacar o trabalho feito em Feijó onde o governo, por meio do Depasa, executou importantes obras de pavimentação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter