Saltenha com ingredientes amazônicos é sucesso em Rio Branco

saltenha
A saltenha de tucupi com jambu é um dos mais pedidos no restaurante (Foto: Cedida)

Em ousada inovação culinária, um chefe acreano decidiu inserir ingredientes amazônicos em saltenhas. A iniciativa deu certo, e hoje, no restaurante Marcos Gourmet, é possível experimentar os famosos salgados com recheio de pirarucu, banana frita, jambu e tucupi.

Em reportagem ao Notícias da Aldeia, da TV Aldeia, a jornalista Celis Fabrícia mostra como nasceu o empreendimento e como ele ganhou repercussão por meio das redes sociais. Atualmente, toda a família está envolvida no negócio, e com o apoio de dois colaboradores se dividem na cozinha, atendimento ao cliente, caixa e administração das redes sociais.

O chefe Marcos Torres explica que, com o sucesso da primeira saltenha com ingredientes diferenciados – no caso, o de tucupi com jambu -, perceberam que poderiam utilizar mais itens regionais, e assim nasceu a de pirarucu com banana frita.

“A ideia é permanecer dentro da regionalidade. Como o pirarucu à casaca é um prato típico da Amazônia, surgiu a ideia de colocá-lo dentro da saltenha. Consideramos que foi uma jogada de mestre, pois, assim que saiu, as pessoas provaram e acharam maravilhoso”, explica.

A fim de experimentar a novidade, o realizador audiovisual Ítalo Rocha foi até o local matar a curiosidade. “Vi nas redes sociais e decidi experimentar. Hoje eu escolhi de tucupi e jambu, vou experimentar a de pirarucu depois”, diz.

O restaurante é localizado na Rua São Peregrino, 308, bairro Bela Vista, e funciona aos sábado das 16 às 20 horas e domingo das 16 às 18 horas. As encomendas podem ser feitas pelo telefone 9224-2255.

Saltenhas Especiais Acre A saltenha é um salgado assado e recheado. A origem é atribuída à Bolívia, mas há quem diga que é da região de Salta, na Argentina. No Brasil é comum na região Centro-Oeste, e aqui no Acre é mais popular na versão frita. No fim do ano passado, em Rio Branco, um casal incluiu ingredientes amazônicos como pirarucu, banana frita, jambu e tucupi no recheio. Com o uso das redes sociais, o empreendimento tem se fortalecido, e em poucos meses de trabalho toda a família já está envolvida. Ficou curioso? Na reportagem de Celis Fabrícia e Ruizemar Leite mostramos os detalhes.

Publicado por Rede Aldeia em terça, 22 de março de 2016