Saiba quais serviços são oferecidos no site do Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) disponibiliza no site da autarquia diversos serviços on-line para facilitar a vida do cidadão neste momento de suspensão das atividades do órgão.

Devido ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da doença Covid-19, o novo coronavírus, a diretoria do Detran solicita que os usuários busquem realizar  serviços online.

O órgão anunciou na semana passada a suspensão do atendimento do público  e também de provas teóricas e práticas para os candidatos à primeira habilitação,  por 15 dias. A medida cumpre a determinação do Decreto Estadual nº. 5.465.

“Vale ressaltar que o Conselho Nacional de Trânsito ampliou os prazos de processos e de procedimentos dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. Mas quem deseja obter informações ou adiantar algum serviço, pode acessar o nosso site”, explica o presidente do Detran/Ac, Luiz Fernando Duarte.

Os serviços podem ser acessados pelo celular Imagem ilustrativa)

Serviços do site

Mais de dez tipos de serviços estão disponíveis no site, como por exemplo, a solicitação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva ou a 2ª via, assim como emissão de débitos de veículos, acompanhamento de processo de habilitação dentre outros.

 Veículos

Para acessar serviços de veículos online, basta o usuário acessar o site do Detran, na parte superior, clicar da secção Veículos e selecionar o serviço. Para emissão de débitos de veículos, é necessário a placa e o renavam do automóvel.

“O cidadão pode emitir débitos de veículos, licenciamento e multas através da nossa plataforma online, o acesso é rápido e fácil”, explica Luiz Fernando Duarte.

De forma online, pode-se também obter informações sobre os procedimentos e documentos necessários para realização de serviços, assim como os valores das taxas. Além de acessar o calendário de licenciamento anual e consultar as infrações cometidas pelo condutor.

Quem solicitar a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) pelo site, pode ir buscar o documento presencialmente quando os postos de atendimento voltarem a funcionar normalmente.

Fazer solicitação pelo site adianta o serviço, uma vez que o cidadão não precisa ir até o Detran para abertura do processo.

Serviços CNH            

 Na parte superior do site, o cidadão clica na seção CNH – Habilitação após isso clica na opção de serviço desejada. Quem solicitar a CNH definitiva ou a segunda via, deve aguardar até o fim do período de suspensão do atendimento do público para pegar o documento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter