Rodada de Negócios Brasil/Peru supera expectativas

Sebrae realiza balanço positivo dos acordos fechados entre empresários dos dois países durante encontro realizado semana passada em Rio Branco

rodada.jpg

Produtos alimentícios produzidos no Peru, como azeite de oliva e azeitona embalada, atraíram comerciantes brasileiros durante a rodada (Foto: Assesoria Sebrae)

O resultado gerado com a Rodada de Negócios organizada pelo Sebrae e Governo do Estado como parte da programação do Fórum de Desenvolvimento na última semana foi de R$ 1,4 milhão, segundo ficha de avaliações respondida pelos empresários participantes.

Mais de 200 empresários brasileiros e peruanos participaram do evento no dia 28 do mês passado, no Hotel Pinheiro, quando aproveitaram cada momento para apresentar seus produtos, serviços e propostas de parcerias para a realização de negócios futuros.

Os resultados desse encontro foram considerados muito positivos pela gerente da Unidade de Acesso a Mercados e Inovação Tecnológica do Sebrae no Acre, Soraya Menezes, que coordenou a rodada de negócios. "O número de empresários brasileiros e peruanos superou em muito as nossas expectativas e isso é muito bom porque demonstra o interesse crescente na realização de negócios que vão consolidar a integração comercial entre Brasil e Peru através do Acre. Nessas rodadas, compradores e vendedores têm a oportunidade de estar frente a frente com comerciantes do mesmo ramo, e esse é o passo mais importante para a realização de futuros negócios", declarou.

Nos últimos três anos, o contato entre empresários peruanos e brasileiros vem se intensificando, graças ao estímulo do projeto de Mercado na Fronteira, através do qual os Sebraes do Acre, Rondônia e Mato Grosso que estão realizando treinamentos para construir uma cultura exportadora e importadora nos empreendedores que estão localizados ao longo do eixo de influência da Estrada do Pacífico.

Pé na estrada

Aumenta a cada dia a expectativa dos empresários brasileiros peruanos com a notícia de que restam apenas 290 quilômetros para concluir o asfaltamento do trecho da Estrada do Pacífico  entre a cidade acriana de Assis Brasil e a cidade Peruana de Cusco. Outra boa notícia é a de que, já durante a primeira quinzena de maio, começa a circulação regular dos ônibus no trecho Rio Branco – Puerto Maldonado com três veículos pertencentes à empresa Movil Tours SA facilitando o acesso de turistas e comerciantes pela estrada.  

rodade_de_negorcios_foto_angela_peres_1.jpg

Empresários puderam conhecer produtos peruanos e brasileiros durante encontro realizado pelo Governo do Estado e Sebrae (Foto: Angela Peres/Secom)

Jacaré na mesa

Atuando como fornecedor regular de carne de jacaré para o restaurante Correntão, localizado na entrada de Rio Branco para quem chega ao Acre pela BR-364, o representante da Cooperativa dos Criadores de Jacaré do Pantanal (Coocrijapan) Wilson Girardi veio de Cáceres no Mato Grosso para participar da rodada de negócios, interessado em fazer negócios além das fronteiras brasileiras.

"Há 15 anos quando iniciamos a cooperativa de criadores de jacaré nosso objetivo era produzir peles para exportação, sofremos muito com a falta de bom senso da política ambiental, mas vencemos e hoje somos a única cooperativa do Brasil e do mundo totalmente legalizada para vender carne, couro e artesanatos de jacaré para qualquer pai. Por isso, esta rodada é uma excelente oportunidade de negócio para os 22 sócios de nossa cooperativa!"

Alguns empresários peruanos mostraram-se curiosos com a oferta surpresa enquanto Girardi apresentava a carne de jacaré como uma das mais saudáveis do mundo por não conter colesterol, gorduras trans, medicamentos ou produtos químicos, além de ser rica em proteínas é saborosa e não engorda porque tem baixa caloria.

"Nossa cooperativa é um exemplo de que a criação de animais silvestres brasileiros em escala comercial é plenamente viável e que merece ser imitada para garantir a preservação de outras espécies. Oferecemos ao Brasil e ao mundo um produto ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo porque gera ocupação e renda desde o homem pantaneiro que recolhe e incuba os ovos para vender os filhotes às nossas cooperativas que além de ter como produto principal a venda e a carne do jacaré, fornecemos aos artesãos as cabeças e jacarezinhos que morrem durante a criação, para que sejam transformadas em obras de arte que encontram grande aceitação no mercado!", Garante Girardi.

Reflorestando e lucrando

O empresário Eriberto Valdir Cella proprietário da indústria de móveis Madeji, localizada em Ji-Paraná, em Rondônia, também veio participar da rodada de negócios com os empresários peruanos.

"A rodada é uma excelente oportunidade para que eu apresente nossos móveis que são todos fabricados em madeira de teca que já estou retirando do reflorestamento que fiz há apenas 13 anos. Recebi vários convites do Sebrae de Rondônia participar de rodadas com empresários estrangeiros, nunca fui porque por estarmos muito longe dos portos brasileiros esse trabalho é complicado para quem está iniciando na exportação. Preferi vir ao Acre porque com a abertura da Estrada do Pacífico nós conseguiremos fazer negócios de maneira mais simples, rápida e segura!"

Eriberto saiu animado com as perspectivas geradas durante os vários encontros que pode ter com os empresários peruanos, que segundo ele, demonstraram surpresas com a qualidade dos móveis e, especialmente pelo fato de que ser resultado de reflorestamentos que evitam a derrubada de mais árvores na Amazônia.

Araújo vai às compras

Comprador de hortifrutigranjeiros para rede de Supermercados Araújo, Fabiano Chagas esclareceu que toda semana as lojas do grupo comercializam uma média de 120 mil quilos de frutas e verduras. "Praticamente todos esses produtos vêm de Rondônia e estados do centro sul do país, por isso nós viemos participar da rodada e conhecer os produtos que poderemos comprar do Peru. Achei muito interessante esse milho gigante e as variedades de batatas, alho, cebolas também tem azeitonas, frutas e outros produtos que nos interessam."

A preocupação de Fabiano ainda está na solução de problemas burocráticos do sistema fiscal e sanitário entre Brasil e Peru para viabilizar a comercialização desses produtos passando pela fronteira. "Produtos eles têm em quantidade, qualidade e preço. Agora resta verificar as condições objetivas como a fiscalização e as condições de transporte para que possamos consolidar essas compras. Nós temos uma rede de supermercados para abastecer e só poderemos negócios que sejam 100% confiáveis."

Azeitando os negócios

Representando um grupo de 15 empresas que representam a Associação de Processadores Exportadores de Azeitonas, azeite de Oliva e Derivados do Peru (Pro Olivo), Lúcia Chávez Mujica teve uma das mesas mais visitadas da rodada de negócios e se disse muito animada com as perspectivas futuras.

"Poucos sabem que 60% de toda a produção de azeitonas peruanas acontece nas regiões de Takna, Arequipa, Moquegua e Lima. Também que 76% de toda a nossa produção é vendida para o Brasil, a maior parte dela para São Paulo. Para isso viajam de 12 a 15 dias em navios, mas com a abertura da Carretera Interoceánica nós poderemos fornecer diretamente para o Acre de forma muito mais rápida e a preços mais compensadores para vocês. No mundo dos negócios o importante é que os dois lados tenham vantagens!"

Novos sabores

A engenheira Ana Maria Enciso Coronado promotora regional de negócios da Peru Promotora de Exportação e Turismo (Prom Peru), agência oficial do governo peruano com sede em Cusco, veio representando 15 empresas que industrializam alimentos típicos da cordilheira como a quinua, quiwicha, maca, habas, aguaymantu na forma de ganolas, farinhas, geléias e outros produtos que puderam ser degustados na ante-sala da rodada.

"As comunidades da cordilheira produzem uma imensa variedade de alimentos riquíssimos como a quínua, único no mundo com nutrientes equivalentes ao leite materno, ou a kiwicha com proteínas superiores à da carne. Estes alimentos são processados e embalados por empresas formais que trabalham dentro dos padrões fiscais e sanitários internacionais, por isso estão prontas para fazer negócios."     

Carga pesada

Emerson Arai Hammes o gerente da filial da transportadora Expresso Araçatuba, em Rio Branco, também participou da rodada de negócios para esclarecer os interessados sobre as condições e custos de transporte binacional.

"Há mais de 15 anos a Expresso Araçatuba tem investido no estímulo à consolidação do comércio Brasil – Peru. Preparamos-nos para isso permissionando nossos caminhões, e treinando os motoristas que já estão realizando uma média de seis viagens por mês levando carga do Acre ao Peru. Por isso nós estamos aqui torcendo para que estes empresários consigam fechar negócios porque a carga a gente leva."

Turismo é negócio

O secretário de Estado do Turismo, Esporte e Lazer (Setul), Cassiano Marques comemorou o lançamento da primeira linha regular de ônibus Rio Branco – Puerto Maldonado que entrará em operação na primeira quinzena de maio.  Ao mesmo tempo convidou os empresários brasileiros e peruanos para participarem da primeira Semana da Amazônia em Cusco de 24 a 29 de maio.

"Desde a primeira rodada de negócios realizada há dois anos, avançamos muito para a consolidação dos negócios entre Brasil e Peru, especialmente estimulados pela Estrada do Pacífico. Neste cenário, tiram vantagem as empresas que melhor se preparam para sentar-se à mesa durante a rodada de negócios e, nesse ponto fico feliz em ver que as nossas empresas do ramo turístico estão prontas tanto para receber os turistas como para fazer parcerias com empresas peruanas, facilitando a vida dos seus clientes num negócio de mão dupla onde todos ganham."

Integração ecoturística

Oferecendo o conforto da Pousada Ayshawa localizada em Xapuri onde promove visitas aos principais pontos históricos da cidade, como a casa e a Fundação Chico Mendes, além de passeios de bicicleta, de barco, trilhas pela floresta e visita a comunidades onde o visitante pode viver experiências místicas, o empresário Victor Pontes declarou-se animado pela relação construída com empresas peruanas.

"Nesta rodada tivemos a oportunidade de manter contado com empresas de turismo peruanas e firmar parcerias para que os dois lados ganhem com esse fluxo de ida e vinda de turistas. Uma das melhores novidades do momento é a empresa que estará fazendo o transporte de passageiros desde Rio Branco a Puerto Maldonado de onde as pessoas podem embarcar num avião e chegar a Cusco em pouco mais de 40 minutos para uma viagem inesquecível," afirmou Victor.