Rômulo Avelar lança livro no Acre sobre bastidores da cena cultural

Escritor faz palestra pelo projeto Sempre Um Papo na próxima terça-feira, no auditório da Biblioteca da Floresta

foto_rmulo_avelar.jpg

Escritor reúne em obra entrevistas com produtores, gestores, artistas, jornalistas e promotores culturais brasileiros (Foto: Divulgação)

O cenário cultural, seus bastidores, a abordagem de questões técnicas, administrativas, financeiras e políticas que permeiam e oferecem suporte à cena cultural. Esses são os assuntos presentes no livro “O Avesso da Cena – Notas sobre Produção e Gestão Cultural”, de Rômulo Avelar, que será lançado pelo escritor durante sua palestra na próxima terça-feira, 18, às 19h30, no auditório da Biblioteca da Floresta Marina Silva.

O evento faz parte do projeto Sempre um Papo e tem o patrocínio da Brasil Telecom, Uninorte e Governo do Estado do Acre, através da Fundação Elias Mansour, com apoio da Exclusiva Livraria.

Editado pelo selo DUO Editorial e viabilizado pelo Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte, o livro apresentado em mais uma edição do projeto é resultado da longa trajetória de Avelar no campo cultural e de suas entrevistas com 53 renomados produtores, gestores, artistas, jornalistas e promotores culturais brasileiros.

Nas palavras do autor, o livro apresenta “um mundo distante das luzes dos refletores, mas cuja compreensão se revela cada vez mais determinante para a profissionalização num setor que se expande em velocidade acelerada”.

Segundo Avelar, o público que vê um espetáculo não imagina a infinidade de providências que precisam ser tomadas nos bastidores antes, durante e depois daquele breve período em que o artista está em cena. Para que um espetáculo aconteça, “uma legião de anônimos trabalha arduamente para que tudo esteja pronto e perfeito no momento da abertura das portas ao público”, afirma. “Esse é o avesso da cena.”

A obra – O prefácio, assinado pela secretária de Cultura do Estado de Minas Gerais, Eleonora Santa Rosa, ressalta a importância do livro, que vem qualificar a bibliografia específica para a cultura e contribuir para a consolidação da profissão do gestor cultural e o amadurecimento do setor.  

O Avesso da Cena é destinado aos estudantes dos cursos de produção e gestão cultural, aos artistas e produtores, aos gestores de instituições culturais públicas e privadas e de organizações sem fins lucrativos, bem como alunos e profissionais de campos como administração, marketing e comunicação.

O escritor – Administrador formado pelas Faculdades Promove de Belo Horizonte. Produtor e gestor cultural, responsável pela produção e direção de diversos espetáculos musicais. Estudou na Ecoar, a primeira escola de produção cultural criada no país, em 1990, no Rio de Janeiro. Atuou em empresas como Fiat, MBR e Teatro Alterosa, e na área pública, como superintendente de cultura de Contagem – MG, diretor de promoção da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, de Belo Horizonte, assessor especial da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e presidente da Comissão Técnica de Análise de Projetos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Desde 1998, tem ministrado cursos nas áreas de produção, gestão, planejamento e marketing cultural, em várias cidades brasileiras. Atualmente, trabalha como assessor de planejamento do Grupo Galpão e do Grupo do Beco.

Serviço:
Lançamento do livro “O Avesso da Cena – Notas sobre Produção e Gestão Cultural”, de Romulo Avelar (Duo Editorial, 490 págs, preço sugerido: R$ 58)
Data: 18 de novembro, terça-feira.
Horário: 19h30
Local: Auditório da Biblioteca da Floresta
Informações: 9212-5538 – oficinadecomunicacao@yahoo.com.br