risco

Rio Juruá se aproxima da cota de alerta, mas Corpo de Bombeiros descarta enchente 

Com o plano de contingência pronto para ser executado desde o final do ano passado, as previsões para o Rio Juruá até o final do período invernoso é de que se mantenha sem o risco de alagações. Apesar de estar se aproximando da cota de transbordamento que é de 13 metros, segundo as previsões meteorológicas, os próximos dias serão de chuvas amenas.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros na região do Juruá, capitão José Oliveira, com o acúmulo de água das chuvas dos últimos dias, o rio tem oscilado, chegando à marca de 12,77 metros nesta quarta-feira, 1º. “Nos últimos dias de março choveu bastante, é por isso que aqui continua a subir. Mas a previsão para este mês de abril é de chuvas abaixo da média esperada, ou seja, pode subir, mas não chega a comprometer a situação de famílias ribeirinhas. Caso chegue, o Corpo de Bombeiros, juntamente com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, fará a remoção dessas famílias e as encaminhará para o aluguel social”, explicou o comandante.

Acúmulo de água das chuvas dos últimos dias, o rio tem oscilado, chegando à marca de 12,77 metros nesta quarta-feira, 1º Fotos: Marcos Vicentti/Secom

Em Rio Branco, a situação também é considerada tranquila. Mesmo com o aumento do nível das águas nas últimas 48h é remota a possibilidade de transbordamento até o fim do período de chuvas. Contudo, o plano de contingência ainda está de pé e os abrigos se mantêm montados no Parque de Exposições até o final do mês de abril, seguindo as recomendações da Defesa Civil.

 

“Houve um aumento do nível do Rio Acre, em Rio Branco nas últimas 48h, chegando a medir nesta quarta-feira, 10,06 metros, mesmo com essa elevação as previsões para os próximos dias é que se mantenha longe da cota de transbordamento. Como não se trata de uma ciência exata, o plano de contingência continua valendo até o final do mês e os abrigos prontos para receber famílias em caso de eventual necessidade”, disse Major Falcão, do Corpo de Bombeiros, em Rio Branco.