Rio Iaco permanece acima da cota de transbordamento

Em Sena Madureira, o Rio Iaco registrou na medição das 12 horas o nível de 16,79 metros e ultrapassando a cota de alerta, que é de 15,20 metros. O manancial subiu cerca de sete centímetros em 24 horas, invadindo casas localizadas em áreas de risco.

Ao todo, há 35 famílias desabrigadas e 122 pessoas nos dois abrigos públicos instalados na cidade. Cerca de 667 pessoas estão desalojadas em casas de parentes e amigos. O monitoramento segue constante, e não há previsão de vazante.

“Houve grandes chuvas nas áreas de cabeceira do Rio Iaco e do Macauã, e essa água está prevista para chegar em Sena Madureira no domingo ou segunda-feira, porém, não há mais previsão de chuva até quarta-feira. Seguiremos com monitoramento constante”, explica o meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Luiz Alves dos Santos.

Segundo a Defesa Civil, o rio se mantém estabilizado desde as 9 horas. Ainda assim, o órgão continua monitorando constantemente e, em parceria com o Corpo de Bombeiros, atua na retirada de famílias das residências atingidas. “Nosso trabalho é constante para atender todas as famílias que precisamo do nosso reforço”, ressalta o representante Corpo de Bombeiros, tenente Lins.