Proposta é discutir a destinação dos recursos provenientes de multas
Com a meta de definir as estratégias e sistemáticas para a melhoria do controle da arrecadação de multas de trânsito e do Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito o Comitê de Assuntos Financeiros da Área de Trânsito realiza em Rio Branco a décima terceira reunião nacional ordinária.
O encontro acontece no período de 31 de agosto a 2 de setembro no centro de convenções do Pinheiro Palace Hotel, e reúne representantes de diversos órgãos de trânsito, como Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), Departamentos de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e Departamentos Nacionais de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) de todo o país. Na região norte, apenas o Acre, por meio do Detran, Amazonas e Pará possuem representantes no comitê.
Na manhã desta quarta-feira, 31, o coordenador-geral do Denatran, Aridney Loyelo Barcellos, acompanhado da diretora-geral do Detran Acre, Sawana Carvalho, foram recebidos pelos governador Tião Viana para debaterem sobre a importância da divulgação de como os recursos oriundos das multas de trânsito estão sendo empregados.
Um dos resultados do Comitê foi a publicação da portaria que regulamenta a destinação dos recursos. O instrumento estabelece os critérios de aplicação da verba. “É importante que a população saiba da aplicação. O dinheiro deve ser revertido em benefícios das pessoas, em forma de mais segurança no trânsito e no trabalho de educação de trânsito”, destacou o coordenador do Denatran.
Já a diretora do Detran Acre falou dos investimentos que vêm sendo feitos na área de engenharia. Ela citou como exemplo, a região do Juruá, que tem equipes trabalhando na sinalização horizontal e vertical e revitalização de sinais. “As discussões durante os encontros resultam em melhoria do trabalho desenvolvido pelos Detrans. Já que define as áreas de atuação e mostra como os recursos podem ser empregados”.