Rio Branco registra redução de casos de dengue em relação a março de 2010

Ações contra o mosquito Aedes aegypti continuam em todos os bairros da capital

Dados do Departamento Estadual de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, da Secretaria de Estado de Saúde, revelam 1.131 casos notificados de dengue na capital acreana na 12ª semana de 2011 – uma redução de 54,61% desde a primeira semana do ano e redução de 32,8% se comparado com março de 2010.

Segundo o departamento, esta época do ano de muita chuva e com alto índice pluviométrico faz aumentar o número de criadores, por isso há essa variação no número de casos e é mais um motivo para as pessoas redobrarem os cuidados em casa.
apresentacao_epidemiologico_ate_sem_12.jpg
As visitas domiciliares são realizadas por ciclos de atividades. Cada ciclo deveria durar 44 dias úteis para cobrir toda a capital, mas por causa da epidemia esse ciclo está sendo realizado em 22 dias. Ao término, começa tudo novamente, ou seja, cada domicílio da cidade já foi visitado duas vezes desde o dia 3 de janeiro.

Quando o morador não deixa o agente entrar ou quando a residência está fechada e não há ninguém para atendê-lo, é chamado de "pendência". Segundo preconizado pelo Ministério da Saúde, essa pendência pode chegar até 10% e o município está com uma taxa inferior, cerca de 8%, o que totaliza 99,59% de visitas realizadas até o dia 28 de fevereiro.

A Operação Guerra Contra a Dengue continua intensificando suas ações e é  realizada de forma integrada com a prefeitura de Rio Branco, Ministério da Saúde, governo do Estado, com apoio do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e da Brigada Jovem Contra a Dengue – uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a Assessoria Especial da Juventude para que os jovens atuem na sensibilização e conscientização das pessoas nos bairros mais afetados pela doença.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter