Nível do Rio Acre, em Rio Branco, ultrapassa cota de alerta

O Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento e na medição realizada ao meio dia deste sábado, 23, o volume de águas registrou 14,03 metros (Foto: Arison Jardim/Secom)
Nível do Rio Acre voltou a subir na capital (Foto: Arison Jardim/Secom)

Após uma semana chuvosa em todo o estado, o nível do Rio Acre ultrapassou a cota de alerta na capital, alcançando os 13,55 metros. A informação foi repassada pela Defesa Civil Estadual e Municipal, que realizam continuamente o monitoramento hidrometereológico do estado. A cota de alerta antecede a de transbordamento, que é de 14 metros.

O índice pluviométrico para o mês de março, que é fruto da média dos dados do período de 1970 a 2013, é de 257,6 milímetros de precipitação pluviométrica. Até, sábado, 29, já são 397 milímetros de precipitação pluviométrica acumulada, ou seja, choveu muito acima da média, um dos fatores decisivos para as dificuldades enfrentadas este ano.

Nos demais municípios, os rios e afluentes encontram dentro das variáveis normais, inclusive Tarauacá, que estava desde o dia 18 em situação de transbordo, e hoje, retornou para a cota de alerta. Ontem, o nível do Rio Tarauacá estava em 9,33 e hoje está com 8,58 metros, sua vazante diminuiu quase um metro do seu nível, no entanto permanece oito centímetros acima da normalidade.