Governo discute em Manoel Urbano o manejo do pirarucu

pirarucu
O acordo de pesca prevê que existam quatro peixes adultos por hectare de água para que um possa ser pescado (Foto: Angela Pers/Secom)

Representantes do governo do Estado, da organização não governamental WWF e da Associação de Manejadores, além de produtores familiares, participaram nesta terça-feira, 17, de uma reunião em Manoel Urbano sobre a retomada do projeto de manejo do pirarucu em lagos do município.

A última edição da feira do pirarucu em Manoel Urbano foi realizada em 2012. Agora, os próprios manejadores da região procuraram o governo solicitando apoio para a retomada do projeto. O primeiro passo definido é realizar uma contagem para descobrir a quantidade de pirarucus que existem nos quatro lagos do município que possuem acordo de pesca.

Caso existam pirarucus suficientes, existe a intenção de realizar uma feira do peixe em Manoel Urbano em agosto ou setembro deste ano. O acordo de pesca prevê que existam 4 peixes adultos por hectare de água para que um possa ser pescado.

IMG-20160518-WA0007
Representantes do Estado, WWF e manejadores discutem retomada do manejo de pirarucu em Manoel Urbano (Foto: Cedida)

“Os próprios comunitários e manejadores nos chamaram para ajudar a reativar o manejo em Manoel Urbano. Vamos resgatar o projeto junto com um grande parceiro, que é o WWF, e o mais breve possível reeditar a feira do peixe no município”, explica Diogo Sobreira, coordenador de produção da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

Paralelo à contagem dos peixes, a intenção das entidades é realizar uma ampla campanha para prevenir a pesca predatória nos lagos. Existem diversas denúncias da ação de pescadores que vêm de outros locais e fazem uso de malhadeira para pesca. Esse artefato acaba pescando pirarucus jovens que ainda não se desenvolveram por completo.

Outra perspectiva é ampliar os acordos de pesca para outros lagos onde haja pirarucus na região de Manoel Urbano.