Representantes de todo o Acre abrem Conferência de Vigilância em Saúde

Secretário de Saúde, Gemil Júnior, discursa durante abertura de conferência (Foto: Júnior Aguiar)

A 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde teve início na noite desta quarta-feira, 8, no auditório do Resort Hotel, em Rio Branco.

Participaram da abertura mais de 150 delegados e 24 conselheiros escolhidos nas etapas municipais, realizadas em todas as cidades acreanas, além de gestores e profissionais da saúde, representantes do Ministério Público e Conselho Estadual de Saúde (CES), para debater as propostas aprovadas durante as etapas municipais da conferência.

Gemil de Abreu Junior, secretário de Estado de Saúde, reforçou a importância da área para a sociedade. “Este encontro deve apontar para a necessidade da criação de uma política nacional de vigilância em saúde.”

Com o tema “Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, a conferência tem como objetivo a criação de políticas de vigilância em saúde para fortalecer a área.

“A vigilância atua em diversos segmentos e, por muitas vezes, passa despercebida. A comunidade precisa estar envolvida para que consigamos alcançar metas e objetivos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde”, disse o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde [Sesacre], Moisés Viana.

O agente de saúde pública, Luíz da Silva, participa como delegado representando Xapuri. “Levantamos muitas propostas durante a etapa municipal e agora estamos defendendo essas propostas. A vigilância está presente em vários aspectos e setores da sociedade e é necessário discutir e buscar melhorias e avanços para essa área”, afirmou.

Durante os três dias de debate, serão discutidos eixos como o lugar da vigilância em saúde no SUS; responsabilidade do Estado e dos Governos com a vigilância em saúde; saberes, práticas, processos de trabalho e tecnologias da vigilância em saúde e vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das falhas sociais em saúde.

Para o promotor do Ministério Público Estadual, Gláucio Ney Shiroma, a vigilância é o bem mais universal que existe. “Todos os produtos e tudo que acontece dentro e fora da saúde pública estão sob a responsabilidade dessa área. Todos os cidadãos deveriam participar para estarem a par do que acontece dentro de uma temática tão importante.”

A conferência se estende até esta sexta-feira, 10, e o resultado das discussões vai ser levado até a etapa nacional, em Brasília, no fim deste mês.

Delegados e conselheiros de saúde de todo o estado durante a abertura da conferência (Foto: Júnior Aguiar)

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter