Representante da ONU avalia Planos de Desenvolvimento Comunitário no Acre

Luiz Pereira Dias é representante da ONU e está no Acre para ajudar a elaborar as metodologias dos PDCs (Foto: Assessoria Seplan)

Luiz Pereira Dias é representante da ONU e está no Acre para ajudar a elaborar as metodologias dos PDCs (Foto: Assessoria Seplan)

O representante da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e Agricultura (Food and Agriculture Organization – FAO), Luiz Pereira Dias, está no Acre para a elaboração de metodologias de avaliação dos Planos de Desenvolvimento Comunitário (PDCs).

Os PDCs são financiados pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e têm recursos oriundos do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre (Proacre).

Essas metodologias de avaliação são necessárias para consolidar e fortalecer as estratégias de produção sustentável do programa. Luiz Pereira visitou, juntamente com técnicos da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), algumas das comunidades contempladas com o Plano de Desenvolvimento.

A missão é capacitar as secretarias envolvidas com as metodologias elaboradas e instituir a forma de trabalho que melhor auxilie o Estado a identificar os resultados das ações dos PDCs em curso. Segundo Pereira, “a ideia é de que, por meio de avaliações mais profundas, o público possa ampliar o conhecimento sobre as iniciativas do governo do Estado”.

O Acre conta com cem Planos de Desenvolvimento já elaborados nas cinco regionais do Estado – 29 para a regional do Tarauacá-Envira, 15 do Purus, 19 do Alto Acre, 20 do Baixo Acre e 17 do Juruá. A elaboração dos Planos se deu de forma descentralizada, envolvendo arranjos institucionais com diversas secretarias estaduais, gestores municipais e organizações não governamentais (ONGs).

{xtypo_rounded2}

O que é PDC?

PDC significa Plano de Desenvolvimento Comunitário. Como o Acre tem grande parte de sua cobertura florestal intacta e uma parcela considerável da população vivendo no interior, em áreas de difícil acesso ou em comunidades isoladas, é importante que o desenvolvimento possa chegar a todos. O PDC é um dos instrumentos utilizados pelo governo para garantir a inclusão social das famílias que vivem na floresta.{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter