Relatório do TCU demonstra que Acre se destaca com indicadores de saúde

vacinacao1_Fotor_Collage
Resultados são fruto da intensificação das ações de governo (Fotos: Arquivo Secom)

A assistência hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS) foi o tema escolhido, em 2013, pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para compor o Relatório Sistêmico de Fiscalização da Saúde, devido à sua relevância social e à alta materialidade dos gastos. 

O relatório apresenta o resultado de visitas e auditorias realizadas em 116 hospitais federais, estaduais e municipais de todo o Brasil, secretarias estaduais e municipais de saúde e conselhos profissionais, entre outros, para avaliar a assistência hospitalar, dados orçamentários e financeiros da saúde, e os indicadores do sistema de saúde, por exemplo.

O estudo aponta bons resultados nos indicadores de saúde avaliados para o Acre, no período de 1999 a 2010. 

Mortes por neoplasia

A neoplasia (tumor maligno) é segunda maior causa de morte no país. Em 16 estados houve diminuição da taxa de mortalidade pela doença. O Acre apresentou a maior redução (-17%), seguido do Amazonas (-16%) e Rio de Janeiro (-14%).

Incidência e mortalidade por Aids

O Acre também teve a menor taxa de incidência de Aids no país (7,2 novos casos por 100 mil habitantes). O Rio Grande do Sul apresentou a maior taxa (37,5/100). Em relação à taxa de mortalidade pela doença, o Acre esteve entre os quatro estados da federação que apresentaram redução. 

Segundo a gerente da Divisão de Agravos Transmissíveis DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Karine Pinheiro, o resultado é fruto das atividades de prevenção intensas, como distribuição de preservativos nas unidades, campanhas realizadas em todo o estado e distribuição de material educativo nas escolas.

Consumo de álcool

No período de 1999 a 2010, o Brasil apresentou o quarto maior crescimento do consumo de álcool (36,5%). Ainda assim, Rio Branco esteve entre as três capitais com menor consumo abusivo de álcool entre jovens na faixa etária de 18 anos ou mais (22%).

Percentual de partos cesáreos

O Brasil possui a maior taxa de cesarianas, entre 23 países, de acordo com dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Acre aparece como o segundo estado com menor percentual de partos cesáreos (38%) no país. Goiás é o estado com maior percentual (62%).

Programas de vacinação

Em 2010, o Acre apresentou a terceira melhor cobertura vacinal contra a influenza (86%), superando a cobertura nacional, que foi de 79%.