Regulação ampliou acesso dos usuários do SUS em todo o estado

As centrais de regulação permitiram a ampliação do acesso à saúde (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
As centrais de regulação permitiram a ampliação do acesso à saúde (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A Regulação em Saúde é a organização do acesso às assistências de média e alta complexidades, e à urgência e emergência. Ela é feita de forma regionalizada e hierarquizada, e tem como objetivo garantir a adequada prestação de serviços à população, executando ações de monitoramento, controle, avaliação, auditoria e vigilância da atenção e da assistência à saúde, para que seja mais eficiente e eficaz.

Para que isso ocorra de forma coerente e que beneficie diretamente o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), o governo do Acre não mede esforços no sentido de viabilizar e ampliar a rede de assistência.

A secretária de Estado Saúde, Suely Melo, explica que a Regulação está relacionada com o planejamento, programação e alocação de recursos. “A Regulação é um dos instrumentos de saúde que possibilita o ordenamento da relação dos usuários com o trabalho do gestor e com os prestadores de serviço, e, por fim, a organização dos fluxos dentro dos municípios e estado”, enfatizou.

Suely Melo diz ainda que para melhorar a qualidade dos serviços ofertados e o acesso à rede de urgência e emergência e nas média e alta complexidades, vários investimentos foram feitos entre 2011 a 2013. “Nas centrais de regulação de Rio Branco e Cruzeiro do Sul foram investidos mais de R$ 120 mil, e nas unidades de urgência e emergência o montante foi de mais de R$ 500 mil”, explicou.

investimentos-sesacre-infografico-thennyson-passos