Referência no combate à aftosa, Acre promove Fórum Nacional de Sanidade Agropecuária

Cotado para ser um dos primeiros estados a se tornar livre da aftosa sem vacinação no Brasil, o Acre sedia nesta quinta, 27, o Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa).

O evento é organizado pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), e reúne gestores de todo o país da área de sanidade animal e vegetal. A programação se estende até a próxima sexta-feira, 28, no Resort Hotel, em Rio Branco.

Entre as abordagens durante o encontro, destacam-se as ações preparatórias para a retirada gradual da vacina contra a febre aftosa, a iniciativa de combate à brucelose e tuberculose, a avaliação dos serviços veterinários e programas estaduais de sanidade animal e vegetal, entre outros temas.

Ronaldo Queiroz, diretor-presidente do Idaf, destacou os avanços (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Segundo o presidente do Fonesa, Inácio Kroetz, o encontro é promovido periodicamente, com o intuito de melhorar as ações de defesa agropecuária. “Por dois dias, vamos promover a troca de experiências entre os estados e, com isso, contribuir para que possamos demonstrar a importância que tem a defesa agropecuária e a boa sanidade no país. Pois acreditamos e trabalhamos para que o agronegócio, âncora da economia, também seja sustentável”, salientou.

Livre da febre aftosa há 17 anos, e por doze anos consecutivos com reconhecimento internacional da World Organization for Animal Health (OIE) – Organização Mundial da Saúde Animal, o Acre se destaca no cenário nacional, cacifando-se para em 2019, junto com Rondônia, fazer a retirada da vacina contra a doença.

“O Acre já é considerado livre da aftosa com vacinação, ou seja, fez e vem fazendo o dever de casa no que diz respeito à vacinação da febre aftosa, que já é erradicada no Brasil. E, agora, se apresenta o desafio de nós buscamos o reconhecimento futuro de área livre de febre aftosa sem vacinação, que é o maior status sanitário que um país ou estado pode ter, em relação a essa enfermidade. O que abre, obviamente, comércio dentro e fora do país”, ressaltou Guilherme Marques, diretor do Departamento de Saúde Animal, do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Ronaldo Queiroz, diretor-presidente do Idaf, destaca os avanços. “A promoção desse evento, que é de suma importância para a pecuária do estado, é um reconhecimento do trabalho que o governo tem desenvolvido, ao longo dos todos esses anos, nos referenciando como o primeiro a se tornar livre da aftosa sem vacinação”, frisou o anfitrião.

Sobre o Fonesa

Criado em 2000, o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária é formado por entidades de defesa agropecuária de todo o país e tem como principal finalidade promover a permanente articulação entre os órgãos, objetivando o desenvolvimento harmônico e integrado das ações de sanidade animal, vegetal e inspeção higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal e vegetal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter