Reeducandos se casam em unidade penitenciária de Rio Branco

Quinze pessoas que cumprem pena na capital firmaram união durante casamento coletivo (Foto: Assessoria Sesp)
Quinze pessoas que cumprem pena na capital firmaram união durante casamento coletivo (Foto: Assessoria Sesp)

Na manhã desta terça-feira, 18, foi realizado um casamento coletivo de 15 reeducandos, nas dependências do Complexo Penitenciário de Rio Branco. A ação é uma parceria do Instituto de Administração Penitenciário do Acre (Iapen/AC) com o 3º Ofício de Registro Civil e o 2º Tabelionato de Notas e Registro Civil.

O casamento coletivo é realizado uma vez por mês dentro do sistema penitenciário e é organizado pelo Núcleo de Apoio à Família (NAF), setor do Iapen responsável por atender às famílias e desenvolver atividades psicossociais.

O núcleo conta com a parceria dos cartórios de Rio Branco para a realização do evento, sendo que, a cada mês, um cartório fica responsável pelo processo de habilitação ao casamento civil.

“Apesar de estarem cumprindo pena, muitos pensam em recomeçar e constituir uma família, pois esse é um momento de suma importância na vida desses reeducandos. Com a construção dessa base familiar, renovam as esperanças de ter uma vida digna com essa nova família que se forma”, destacou a coordenadora do NAF, Jandira Bandeira.

Para o reeducando Juscelino Moura, essa é uma oportunidade de firmar os votos com Eliane Dutra. “Nós nos conhecemos há pouco tempo, mas no momento mais difícil da minha vida, Eliane sempre esteve presente, me aconselhando. Hoje estou firmando compromisso com ela e posso dizer que agora ela é minha esposa”, declarou Juscelino.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter