Capacitação

Reeducandos são certificados em curso de roçagem e técnicas de rapel

O trabalho é uma das principais formas de ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Pensando nisso, o governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e do Corpo de Bombeiros Militar, em parceria com o Senai, realizou, nesta quarta-feira, 24, a certificação de 35 reeducandos do curso de qualificação profissional em roçagem e técnicas de rapel. A entrega dos certificados foi feita na sede do Comando Geral dos Bombeiros

O evento encerrou o treinamento oferecido pelo Corpo de Bombeiros a reeducandos em regime semiaberto sob a custódia do Iapen. A capacitação incluiu treinamentos em altura, com intuito de oferecer aos presos a possibilidade de prestarem serviços em limpezas de prédios, pinturas de fachadas acima de três metros de altura e outros serviços similares. Além disso, os participantes foram treinados para o manuseio e manutenção de roçadeiras.

Trinta e cinco reeducandos foram certificados no curso de roçagem e técnicas de rapel (Foto: Iapen)

De acordo com a diretora operacional do Iapen, Valéria Santos, o curso proporcionou novas oportunidades aos presos. “Além das técnicas, o curso de roçagem abrangeu noções de primeiros socorros, o que é de suma importância, já que a atividade tem em si um certo risco de acidentes. Já o rapel qualifica os nossos reeducandos para atividades como de pintura e manutenção predial”, disse.

Ressaltando o lema do Corpo de  Bombeiros, “Vidas alheias e riquezas salvar”, o comandante-geral do CBMAC, coronel Carlos Batista, destacou que o comando acredita que salvar vidas não se restringe a retirada de pessoas de iminente perigo que ameace diretamente sua vida. Alcança, também, a oportunidade de todo ser humano em ter uma nova chance na sua jornada.

“Assim temos a certeza de que  as instruções passadas a estes reeducandos auxiliaram e auxiliarão na caminhada de suas vidas, buscando um lugar social melhor e a profissionalização para o mercado de trabalho”, afirmou.