Na tradição cristã, o batismo nas águas representa um momento de arrependimento, de renovo e de transformação. Este foi o clima que envolveu a tarde desta quinta-feira, 28, na Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco. Na ocasião, 30 reeducandas foram batizadas e confessaram sua fé em Cristo.

No local, foi montada uma piscina, onde as reeducandas puderam realizar o ato simbólico de descer às águas, característica do batismo cristão, que representa a purificação ligada intimamente à morte e ressurreição de Jesus. É por meio desse ato que o novo cristão confessa os seus pecados e decide viver uma nova vida.

De acordo com o presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Lucas Gomes, celebrações como esta fazem parte de um processo de ressocialização, em que o Estado permite que tais instituições realizem ações sociais e religiosas dentro das penitenciárias do Acre.

“É garantido a todos os nossos reeducandos o direito à assistência religiosa, que acontece semanalmente em todas os presídios do Estado. Nós entendemos que este também é um momento de ressocialização, uma vez que por meio da religião eles recebem ensinamentos que agregam valor e os impulsionam rumo a uma mudança de vida”, afirmou.

O diretor do Presídio Feminino, Marcelo Lopes, ressaltou que o evento parte de uma motivação das próprias detentas e que é apoiado pelo Iapen, visando auxiliá-las na mudança de suas trajetórias de vida. “O evangelho de Cristo muda a vida das pessoas há mais de 2000 mil anos. É o maior e mais eficaz meio de transformação social”, disse.