Redes de proteção aos menores atuam nas áreas alagadas para sensibilizar famílias

O Ministério Público Estadual e a Vara da Infância da Juventude, em conjunto com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais redes de proteção às crianças e jovens, já iniciaram o trabalho de sensibilização e conscientização das famílias que ainda estão em áreas cobertas pelo Rio Acre.

Equipes técnicas estão em campo percorrendo de barcos os bairros alagados para identificar situações de vulnerabilidade e traçar um diagnóstico. “Precisamos mostrar aos responsáveis por crianças e adolescentes que em muitos casos é melhor estar em abrigos ou casas de parentes, evitando assim que se coloque em risco a vida dessas pessoas”, ressaltou o promotor Almir Branco.

O promotor lembra ainda que o Ministério Público não tem a intenção de retirar os filhos de seus pais, e sim garantir a integridade dos menores, que não devem ser colocados em risco. “O ideal é que os menores fiquem com seus familiares.”

Nas intervenções realizadas até agora, não houve a necessidade de tomar atitudes extremas. As famílias estão sendo orientadas a indicar um parente para ficar com as crianças, caso não queiram sair de suas casas.

Além do trabalho em campo, foi criado um posto de atendimento avançado da Infância e Juventude no Parque de Exposições. A proposta é proporcionar atendimento jurídico e psicológico aos menores de idade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter