Rede de humanização define novas diretrizes para o segundo semestre

A rede de humanização, ligada à Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), realizou nesta terça-feira, 19, no auditório do Palácio da Justiça, em Rio Branco, a primeira reunião geral do ano com representantes de instituições públicas. O objetivo é discutir diretrizes para os próximos meses de acordo com a Lei Estadual n° 3,356 que institui a política estadual de humanização da gestão pública para a administração estadual.

Com a lei estadual fica instituída a política estadual de humanização da gestão pública no Estado com a finalidade de promover a cidadania, a integração, sensibilização e motivação de gestores, servidores e usuários com foco na humanização do servidor, promovendo a consequente melhoria do atendimento nos serviços públicos.

“Nós procuramos por meio de um marco legal formalizar todo o trabalho realizado pela rede de humanização, e isso possibilita que possamos formar uma política pública de continuidade que possa beneficiar os servidores e cidadãos, colaborando cada vez mais para um serviço de qualidade no segmento público e nos reunimos para discutir sobre nossa ações para o decorrer deste ano e já pontuarmos sobre a programação da Semana do Servidor, realizada em outubro”, destacou a Diretora de Humanização da SGA, Elineide Meireles.

Rede de Humanização reúne servidores e gestores públicos (Foto: Denis Pedroza/SGA)

De acordo com a coordenadora da rede de humanização, Aldenice Pereira, ações de promoção do relacionamento interpessoal, da comunicação e do atendimento interno e externo mais humanizado com inserção no dia a dia das entidades e órgãos, de práticas motivacionais e de melhoria da qualidade de vida no trabalho, incluindo as atividades artístico-culturais e sócio interacionais são desenvolvidas utilizando a sensibilidade de cada servidor.

“Humanização pode ser definida como sensibilidade, uma vez que identificamos as necessidades de cada setor na prestação dos serviços e buscamos aprimorar os atendimentos. É um trabalho desenvolvido em prol dos servidores e usuários dos serviços públicos que tem gerado resultados satisfatórios”, disse Aldenice.

No dia a dia, equipes multidisciplinares trabalham de forma integrada com os setores e departamentos de órgão ou entidade, de maneira especial junto ao setor de recursos humanos pensando na qualidade da prestação de serviço entre servidores e para com o cidadão, como destaca a Assistente Social na Policlínica do Tucumã, Adnilza Felix.

“A humanização é fundamental. É o receber bem, é o atender bem. Ninguém procura o setor de saúde sem uma necessidade, alguns só procuram já no último caso e chegam ao local sem força, com dores, preocupados, muitas vezes até impacientes e nós precisamos atender e também acolher tentando dar uma resolutividade a essas pessoas, e humanização é isso é tratar alguém como nós gostaríamos de ser tratados”, destacou Adnízia.

Sobre a humanização

As relações interpessoais realizadas por meio da humanização recoloca o homem no centro da boa prestação dos serviços públicos, assegurando desta forma, o “Servir de Todo Coração”, de maneira coletiva, participativa e envolvente, usando para isto elementos da arte, do riso, da brincadeira, da emoção transformadora, produtora de vínculos e significados na superação pessoal e coletiva no dia a dia das instituições públicas.

 

 

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