Rede Banzeiro apresenta o ensaio aberto com o grupo Marujada do Acre

O mestre Aldenor da Costa é um dos mais importantes pioneiros da Marujada no Acre (Foto: Divulgação)
O mestre Aldenor da Costa é um dos mais importantes pioneiros da Marujada no Acre (Foto: Divulgação)

A Rede Banzeiro abre sua cartela cultural em 2015 com o ensaio aberto do grupo de folguedo Marujada do Acre, no domingo, 4, a partir das 16 horas, no Casarão. O encontro apresenta os mestres da cultura popular no Acre, Aldenor da Costa e Chico do Bruno, do Brigue Esperança. A entrada é franca. A atividade tem apoio cultural da Fundação Elias Mansour (FEM).

O mestre Aldenor é o grande responsável pela salvaguarda do folguedo dos marujos, que carrega desde a infância. No encontro,o mestre ensinará o enredo, a dança e algumas canções da brincadeira, que carregam muito das raízes negras. O pesquisador e arte educador, Alexandre Anselmo será o facilitador do ensaio.

“Toda a comunidade está convidada e tragam os instrumentos para tocarmos e brincarmos juntos”, disse a cantora Kelen Mendes, uma das mobilizadoras da Rede Banzeiro.

A Marujada – Desde a década de 40, o povo de Cruzeiro do Sul, sob o comando do Seu Osvaldo Galego, integrou a Marujada no carnaval. O cordão dos manjos do Brigue Esperança entrava nas casas das famílias cruzeirenses para mostrar suas músicas e danças animadas.

Em Rio Branco a Marujada é uma referência. Ela representa bem a importância das embarcações fluviais no contexto cotidiano do acreano nos anos 40. A manifestação foi consolidada pelo grupo Marujos da Alegria, formado por moradores dos bairros Calafate, Bahia, Nova Esperança, Tucumã e Tangará. Os importantes pioneiros da Marujada no Acre são Aldenor da Costa, Zuleide Cordeiro e Chico do Bruno.

Rede Banzeiro – O coletivo de artistas agrupa quatro projetos musicais:‘Marujada do Acre’ (Mestre Aldenor e Chico do Bruno – Brigue Esperança), ‘Jabutí Bumbá’ (Zé do Coco e Chico Brejeira), Baques do Acre (Mestres Antônio, Dona Carmem, Bima e Honorato) e Baquiry (Narciso Augusto, Clenilson Batista, Kelen Mendes, Verônica Padrão, Ibã Hunikuin, Camila Cabeça, Regina Maciel, Zé Jarina e Rodolfo Minari, Pablo Monteiro e instrumentistas).