Redação é tema de Pré-Enem na Secretaria de Educação

A aula foi ministra pela coordenadora do ensino médio da SEE, Nayra Colombo (Foto: Celis Fabrícia/SEE)
A aula foi ministra pela coordenadora do ensino médio da SEE, Nayra Colombo (Foto: Celis Fabrícia/SEE)

Alunos de escolas da rede pública e membros da comunidade em geral participaram, no sábado, 19, no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), do aulão preparatório de redação para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Foram abordados conteúdos de maneira a levar o estudante a refletir sobre o tema da redação. Casos concretos de erros e incoerências foram apresentados.

As competências necessárias para o bom desempenho do candidato foram relembradas. Entre elas, norma culta, tipo de texto, que deve ser dissertativo-argumentativo, coerência, coesão textual e a proposta de intervenção respeitando os direitos humanos. “Como a pontuação da redação é muita alta, estamos trabalhando todas as competências para que o estudante tire mil pontos”, enfatizou Nayra Colombo, coordenadora do Pré-Enem.

Carlos Eduardo de Oliveira Pinheiro, 17, é aluno do Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB). O estudante lembra que mais de 500 mil alunos tiraram nota zero na redação e, por isso, a preparação é tão importante. “Ajuda a gente a rever o assunto, pensar sobre os temas da redação para não fugir do assunto e ter um desenvolvimento melhor”, pontuou.

Andressa Lima, 17, também aluna do CEBRB, diz que a redação é um dos maiores desafios. “Principalmente conhecer os critérios que serão usados pelo Enem para avaliar, considero muito importante”, destacou.

Escolas da rede pública participam da iniciativa

Alunos relembraram as competências necessárias para o bom desempenho na redação
Alunos relembraram as competências necessárias para o bom desempenho na redação (Foto: Celis Fabrícia/SEE)

Há escolas que adotaram as oficinas do sexto tempo como estratégia para melhor preparação dos alunos para o Enem. Os estudantes ficam um horário a mais em sala de aula estudando conteúdos específicos.

Professores que desenvolvem essa atividade também tiverem o reforço no sábado. É o caso de Maria do Livramento que trouxe suas turmas para o aulão na SEE. A professora explicou que, como nem todos os alunos podem participar da oficina, foram convidados também como reposição de aula. “Hoje foi uma aula diferente. É muito produtivo para eles, que estão participando e interagindo”, compartilhou.

E o próximo aulão já tem tema. A arte de amar. Um projeto interdisciplinar da Escola José Ribamar Batista (EJORB), que envolve as áreas do conhecimento de linguagens, ciências humanas, da natureza e matemática e suas tecnologias. A aula será realizada no dia 26 deste mês, das 8 às 11 horas, no auditório da SEE.

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