Na Baixada do Sol

Raimunda Balbino ultrapassa meta do Ideb projetada para 2021

A instituição desenvolve projetos e programas para atender os estudantes no contraturno (Foto: Eduardo Gomes/SEE)

Os estudantes da escola Maria Raimunda Balbino estão em festa. A instituição alcançou a nota 7,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), edição 2017, ou seja, ultrapassou a meta projetada para 2021, que era 7.0.

De acordo com gestora Iranildes Saraiva, esse resultado é fruto da parceria e do compromisso de todos os professores e funcionários, além do planejamento escolar e o foco no incentivo a leitura.

“Eu sempre digo que a chave do nosso sucesso está baseada nos seguintes valores: compromisso, dedicação, seriedade e parceria. Desde 2016, quando eu assumi a gestão, e com apoio total da secretaria, nós temos trabalhado muito a questão do planejamento. Além disso, há o acompanhamento na sala de aula com a coordenadora pedagógica, com a devolutiva para os professores, as formações, os grupos de estudo”, explica.

Hoje a escola atende 519 alunos. Entre eles o estudante do 5º ano, Ruan Soares, 11, que está em seu primeiro ano na instituição. Para ele, seu rendimento tem melhorado muito.

“Eu gosto daqui, porque eu aprendo muitas coisas e também acho que o aprendizado é mais avançado, porque nas outras escolas eu estudava e não aprendia bastante. Aqui eu estou evoluindo. Para ser sincero, eu era muito ruim em matemática e aqui a matemática é mais avançada e eu consigo aprender mais”, conta.

A escola também desenvolve um trabalho de inclusão das crianças com deficiência. Atualmente, são 31 estudantes no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para aqueles que necessitam de acompanhamento em sala de aula, há 20 funcionários que auxiliam os estudantes, entre mediadores e assistentes educacionais.

“A escola Maria Raimunda Balbino abraçou mesmo a educação inclusiva. O trabalho é voltado para a inclusão de todos os alunos com compromisso, responsabilidade e muito amor”, destaca a gestora Iranildes Saraiva.

Estudantes alcançaram bons resultados no Ideb 2017 (Foto: Eduardo Gomes/SEE)

Melhorando o Meio Ambiente

Um dos diferencias da escola é o projeto Melhorando o Meio Ambiente, coordenado pela professora Maria Gomes. A iniciativa tem o objetivo de melhorar o espaço escolar com o cultivo de plantas ornamentais e hortaliças.
Juntos, alunos, professores e funcionários estão cultivando a horta e o jardim. Além disso, nesse processo, os estudantes também são incentivados a reciclar materiais descartáveis, como é o caso das garrafas pet, que fazem parte da decoração do jardim.

“Nós estamos trabalhando com projeto de reciclagem, preservando o meio ambiente, com apoio da gestão da escola que está sempre trabalhando conosco, apoiando em tudo o que nós necessitamos e fazendo mudas com os alunos. Ensinamos como eles devem plantar, como se deve preservar o meio ambiente”, conta a coordenadora.

Professores e estudantes se dedicam para alcançar bons resultados (Foto: Eduardo Gomes/SEE)

Ideb acreano

Os investimentos na educação pública do Acre têm refletido nos números alcançados pelos estudantes nas avaliações nacionais. O último resultado do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação no fim de agosto, colocaram o Acre entre os estados com as melhores notas.
Nas séries iniciais do ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano), o estado é o primeiro na região Norte. Nos últimos, (6 ao 9º), alcançamos o 5º melhor resultado do Brasil.

No ensino médio os números também são favoráveis. Os alunos do Acre alcançaram o 9º lugar a nível nacional.