Rádio Aldeia FM celebra 19 anos com uma programação versátil e novos investimentos

Com o lema: a rádio que toca o coração da gente, a Rádio Aldeia 96.9 FM completa 19 anos com histórias e muitos ritmos. O veículo de comunicação cumpre um papel fundamental na sociedade acreana, e ecoa em muitos municípios. O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), comemora o trabalho informativo da radiodifusão em Rio Branco, nesta sexta-feira, 24.

Música popular brasileira (MPB), rock, pop, samba e muita informação com os programas Cidadania, Aldeia em Revista e Tardes da Aldeia. Essa segmentação constrói uma integração entre a população e o profissional da rádio.

Nayara Lessa, secretária de Estado de Comunicação. Foto: José Caminha/Secom

A rádio é um dos sistemas mais antigos da comunicação, e apesar disso é um canal que continua se reinventando e trabalhando com projetos que trazem jovialidade ao meio de radiodifusão.

“A rádio Aldeia completa 19 anos, e isso é um marco para esse veículo de comunicação que contribui de forma significante para que as notícias tenham um alcance amplo para toda a população, principalmente para as comunidades mais distantes”, evidenciou a secretária de Comunicação, Nayara Lessa.

A comunicadora ainda completou que é importante que todas as pessoas saibam as ações que estão sendo realizadas no Estado, e que esse é um desejo do governador.

“Em 2004 começou meu percurso na rádio Aldeia, fui estagiária e naquela época o contato com as fontes era via ligação, um processo mais demorado, mas as matérias estavam prontas às 11 da manhã”, relembrou Celis Frabricia Alves.

Celis Fabricia Alves. Foto: Neto Lucena/Secom

Atualmente, concursada, a apresentadora do programa Tardes da Aldeia fala sobre as mudanças da Rádio, sobretudo no que diz respeito a tecnologia, onde as redes sociais se tornaram aliadas dos comunicadores. Na rádio já passaram muitos colegas que abrilhantaram  o processo cotidiano do fazer neste veículo propagador de informações.

“Comecei na rádio Difusora adolescente, e trilhei uma trajetória de 30 anos trabalhando em muitos setores; atualmente na rádio Aldeia apresento um programa chamado Cardápio Musical. Todos os dias aprendo com meus colegas, e trabalhar na rádio é um motivo de alegria”, disse a radialista Angela Vila Nova.

Angela Vila Nova. Foto:Neto Lucena/Secom

Angela faz aniversário nesta sexta-feira, 24, e recorda a mudança de ambiente que lhe trouxe vários desafios, pois quando iniciou na Aldeia ainda tinha TV, e ainda chegou a apresentar matérias. A locutora fez parte de um programa chamado Espaço Elas, repleto de entrevistas e entretenimento.

“Nossa rádio tem investido em tecnologia e inovação, e em termos de programação temos uma versatilidade, que está associada ao empenho da nossa equipe. São programadores, produtores e demais profissionais que ajudam a fazer a história da rádio”, pontou o coordenador, Jairo Carioca.

Diretor da Rádio Aldeia, Jairo Carioca. Foto:Arquivo Secom

Com uma programação diversificada, a rádio tem seis programas na grade, e atualmente iniciou o Gov Cast, o podcast do governo do Acre que é transmitido ao vivo pelo Youtube, Facebook e rádio Aldeia Fm 96.9.

Entre os colaboradores da Aldeia estão uma equipe de ouro, formada por programadores que realçam a beleza e magia da rádio, sendo eles: João Correia, Jean Sadin, Jonathan Costa e Gerdesson Ferreira.

Além deles temos o radialista Floriano Oliveira que trabalha com off’s, e o programa Aldeia em Revista e a comunicadora, Gabriela Lima com o Conexão Musical.

Programa Cidadania

O programa Cidadania surgiu da  ideia de aproximar o ouvinte da realidade da capital, e o conteúdo é diversificado com notícias sobre o tempo, trânsito, saúde, educação e outros. Além disso, há uma comunicação colaborativa com todos os coordenadores das rádios do interior do Acre.

Investimentos

Quando a atual gestão recebeu a rádio, em 2019, havia muitas demandas para executar, entre elas, a revitalização do ambiente acústico, reparos na infraestrutura predial, reestruturação da fiação elétrica e tantas outras.

Atualmente, a diretoria conseguiu resolver boa parte dos reparos que precisavam ser realizados.

Presidente da Fundação Aldeia de Comunicação, Lucenildo Lima. Foto: Neto Lucena/Secom

“Os avanços são inúmeros, e ainda vamos realizar mais melhorias. Algumas foram sistematizadas em 2019 e serão vistas pela população do Acre ainda em 2022. A gestão do governo tem colaborado para que a Fundação Aldeia de Comunicação tenha condições para a realização de compras de equipamentos, reformas de unidades”, evidenciou o presidente da Fundação Aldeia de Comunicação de Rio Branco, Lucenildo Lima da Silva.

O presidente, ainda, destacou que há um processo licitatório em fase de contratação para um novo transmissor de 3k, “porque estamos solicitando o aumento de potência, a fim de ter um alcance extenso em locais mais afastados”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter