Público prestigia último dia do Festival Gastronômico de Mercado

Público aprovou o cardápio com pratos natalinos oferecidos no festival (Foto: Divulgação)
Público aprovou o cardápio com pratos natalinos oferecidos no festival (Foto: Divulgação)

O Festival Gastronômico de Mercado – Cultura e Arte foi bastante prestigiado no seu último dia de atividades, na última sexta-feira, 19.   Além de degustarem o saboroso cardápio, os visitantes puderam conhecer o trabalho do Grupo Aguadeiro, que reúne linguagens artísticas, como a música e o teatro.

A segunda edição do festival contou com um público estimado de mais de três mil pessoas circulando pelos mercados Novo Mercado Velho e dos Colonos, nos cinco dias de evento. A proposta foi oferecer pratos da culinária natalina.

Todo o cardápio foi muito apreciado e elogiado pelos visitantes. Os pratos elaborados pelos chefs do Senac-Acre, Roberto Escudeiro, Fernanda Ferreira, Raimundo Ananias e Cleverson dos Santos Ribeirona oficina oferecida aos permissionários do mercado, caíram no gosto popular, como o ‘filhote em crosta de castanha e tucupi guarnecido com jambu’, ‘costelinha de porco ao molho de açaí’ e o ‘escondidinho de cordeiro com molho de macaxeira’.

A empresária Maria Cecília foi três dias ao evento e conta que degustou todo o cardápio. Ela que é amante da boa culinária saiu satisfeita e ainda aproveitou para dar uma sugestão.

“Muito maravilhoso o festival e precisamos mesmo de eventos como esse. Nos dias que vim encontrei amigos, falamos de nossa culinária e escutamos uma boa música, nesse lugar que é história pura. Seria legal também que a gente pudesse escolher um prato como o melhor do festival”, disse.

A arte do Grupo Aguadeiro encerrou o festival (Foto: Divulgação)
A arte do Grupo Aguadeiro encerrou o festival (Foto: Divulgação)

A ‘quituteira’ Ângela Maria, dona da “Pensão da Morena” colocou em prática tudo o que aprendeu e inovou em seu cardápio. O prato servido por ela foi o ‘filhote em crosta de castanha e tucupi guarnecido com jambu’, bastante apreciado pelos visitantes.Para Ângela o festival só amplia seus sonhos e projetos.

“Ter uma pensão dentro do Mercado foi a concretização de um sonho. Agora as metas cresceram e vou trabalhar até alcançá-las também. O festival oferece além do aprendizado a oportunidade de aumentarmos a nossa renda e que nosso trabalho seja reconhecido”, comenta.

O Festival Gastronômico de Mercado – Cultura e Arte é idealizado pela primeira-dama Marlúcia Cândida, como parte das ações da Escola de Gastronomia e Hospitalidade do Acre.

A realização é do governo do Estado, por meio do gabinete da primeira-dama, Fundação Elias Mansour (FEM), Secretaria de Estado de Turismo (Setul) e Instituto Dom Moacyr (IDM), além do Sebrae e do Senac-Acre. O apoio é do Araújo, Miragina, Grupo Star, Dom Porquito, Takigawa, Holiday Inn Express, Peixes da Amazônia, Inforgraff e Frango Aves.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest