Expoacre 2019

Público prestigia oficina sobre saúde bucal na Expoacre

A negligência com a escovação e a saúde bucal pode acarretar vários problemas, podendo prejudicar, inclusive, a mastigação, tornando difícil engolir os alimentos, gerando consequências até na fala, uma vez que interfere na posição da língua; além de  comprometer a estética, afetando a autoestima.

Entendendo que o cuidado com os dentes é fundamental para que o indivíduo tenha uma qualidade de vida saudável, o Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), por meio da Escola de Saúde Maria Moreira, realizou, no domingo, 28, uma oficina de Escovação Orientada e Aplicação Tópica de Flúor e distribuição de kits de saúde bucal.

Participaram da atividade, 66 crianças e mais de 50 adultos. Em um primeiro momento, a dentista Amanda Salles fez apresentações sobre a importância da escovação sempre depois de cada refeição.

Escovação orientada de acordo com a idade de cada um Foto: cedida

Posteriormente, os participantes dirigiram-se até o escovódromo e foram orientados sobre a técnica adequada de escovação e uso do fio dental. Para finalizar, fizeram a escovação orientada com os kits fornecidos e receberam uma avaliação geral da necessidade de tratamento odontológico.

“Por meio da educação em saúde, conseguimos fazer uma interface entre saúde e sociedade. Orientação e conhecimento são sempre essenciais nos processos de transformação social, por exemplo”, ressalta o presidente do Ieptec, Francineudo Costa.

O estande

Uma das novidades desta 46ª edição da feira de negócios, Expoacre, é o estande do Ieptec. A proposta é levar ações voltadas à educação técnica, profissional e empresarial, por meio de oficinas, minicursos e palestras, entre outras. A programação do Ieptec estende-se até o dia 4 de agosto, no Parque de Exposições.

Todos os dias algumas das unidades educativas que compõem a rede do Ieptec, a saber, os centros de Educação Profissional e Tecnológica (Cepts) Maria Moreira (Saúde), Campos Pereira (Serviços), Roberval Cardoso (Floresta), Usina de Artes e Gastronomia, conduzirão as atividades no estande, que estará localizado no Espaço Agroflorestal.

Além da atividade deste domingo, ainda terão oficinas de análises clínicas e enfermagem, de beleza (corte de cabelo, maquiagem, manicure e pedicure), processamento rápido de frutas e hortaliças, sucos detox, oficinas de artes, confecção de tambores, produções artísticas em tela, entre outras, além da distribuição de kits de saúde bucal e de beleza.

Também serão proferidas palestras com temáticas que vão desde prevenção e combate a DSTs, hipertensão e diabetes a empreendedorismo e educação financeira e resíduos sólidos.

Na ocasião, também haverá a celebração de termos de cooperação técnica com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Instituto Socioeducativo do Acre (ISE/AC) e Instituto de Mudanças Climáticas.

Para Francineudo Costa, orientação e conhecimento são sempre essenciais no processo de transformação social Foto: cedida

“As nossas ações precisam ser reafirmadas a cada dia para que a sociedade veja para que viemos, para que existimos e para que nós estamos aqui. Nossa intenção, na feira, é fazer com que a sociedade conheça nossas políticas socioeducacionais e nosso propósito em oferecer oportunidades educacionais e capacitações produtivas gratuitas na potencialização de emprego e renda”, diz o presidente do Ieptec, Francineudo Costa.