Provinha Brasil avaliará leitura e escrita de alunos do segundo ano do ensino básico

Teste já será aplicado em Xapuri a partir desta segunda-feira

A Provinha Brasil já está sendo considerada mais uma ferramenta da rede pública para avaliar o nível de alfabetização dos alunos do segundo ano do ensino básico, normalmente na faixa dos 6 aos 8 anos de idade.

A Provinha Brasil será aplicada em Xapuri a partir desta segunda-feira, 23, em todas as escolas da rede estadual das zonas urbana e rural. A idéia dos idealizadores da avaliação é de que, com o aperfeiçoamento da leitura e da escrita, os alunos chegarão ao quarto ano aptos para ler e escrever corretamente.

Para o coordenador pedagógico do ensino urbano em Xapuri, Francisco Ramos, a provinha pode ser uma oportunidade para que educadores promovam uma auto-avaliação, já que será aplicada e corrigida por eles próprios.

Segundo a coordenadora pedagógica do ensino rural, Nilda Lima, os resultados das avaliações servirão para
mostrar aos professores as dificuldades dos alunos e a qualidade do ensino que estão recebendo.

No momento da avaliação, o professor deve explicar aos estudantes que a atividade é individual, sem direito a consulta. Também não valerá nota. Não haverá competição entre as escolas e os resultados não serão divulgados.

A Provinha Brasil servirá apenas para ajudar no projeto pedagógico e no processo de alfabetização. A prova não é obrigatória e sua aplicação depende da adesão das secretarias estadual e municipal de Educação e, conseqüentemente, das escolas. A Secretaria Municipal de Educação não confirmou se vai aplicar a prova.