Emoção na arena

Prova dos três tambores leva bom público à Arena da Expoacre

A quarta etapa do 9º Campeonato Acreano dos Três Tambores foi uma das principais atrações da noite de quinta-feira, 1º, da Expoacre. O evento, que foi realizado na arena do parque de exposições, é uma das principais competições dos esportes equestres.

Neste esporte, a técnica, a velocidade e a confiança no cavalo são fundamentais para os atletas.

A categoria kid, disputada por crianças de 5 a 8 anos, foi das atrações da prova Foto: Odair Leal/Secom

Mas o que chamou a atenção dos presentes foi o desempenho dos competidores da categoria kids, que vai de 5 a 8 anos.  A disputa foi rápida, mas a emoção contagiou o excelente público presente.

Na categoria kids, o primeiro lugar ficou com João Lucas Nascimento, que montou o cavalo Safira. Lucas de 8 anos completou a prova em menos de 22 segundos.

A quarta etapa da competição foi disputada por 60 cavaleiros divididos em 10 categorias, com idades que variam de 5 anos até acima de 40. “Hoje esse esporte avançou muito no nosso estado, os criadores estão investindo em cavalos. O nosso tempo está baixando a cada prova”, disse Sida Valladão diretora da Federação NBHA ACRE.

A prova consiste em contornar três tambores no menor espaço de tempo possível.  O cronômetro dispara quando cavalo e cavaleiro cruzam a linha da largada.

Depois quase três horas de prova os campeões foram conhecidos. Na categoria potro do futuro, uma das principais, o primeiro lugar ficou com o cavaleiro Lucas Teixeira de Aquino, que montou o cavalo Gringa ta Fame, com o tempo de 19s22.

Na categoria feminino o título ficou com Bruna de Paulo Andrade, que montou o cavalo Spendo Jess. Bruna fez a prova em 17s728.

A quarta etapa da Prova dos Três Tambores movimentou a Expoacre Foto: Odair Leal/Secom